Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato Independente dos Médicos pede ao Governo plano para enfrentar problemas nas urgências

22 nov, 2022 - 00:15 • João Malheiro

O sindicalista avisa que muitas pessoas que recorrem ao serviço das urgências "em situações já de grande gravidade". Jorge Roque da Cunha relata que uma paciente no hospital Beatriz Ângelo esteve 16 horas à espera no serviço de urgências.

A+ / A-

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) pede, esta terça-feira, um plano ao Governo com medidas para fazer face aos problemas nas urgências.

No dia em que os tempos de espera para doentes urgentes atingiram uma média de 14 horas no serviço de urgência do Hospital Santa Maria e no Amadora-Sintra foi ultrapassada em larga medida a capacidade de internamento nas urgências, Jorge Roque da Cunha diz, à Renascença, que o Governo já devia ter dado respostas.

"Este cenário de grande afluência não é nada que seja de admirar. O que é de admirar é que, sabendo isso, e que há cerca de 1.5 milhões de portugueses sem médicos de família, o Governo ainda não tenha tomado medidas", afirma.

O sindicalista avisa que muitas pessoas que recorrem ao serviço das urgências "em situações já de grande gravidade".

Jorge Roque da Cunha relata que uma paciente no hospital Beatriz Ângelo esteve 16 horas à espera no serviço de urgências.

E explica que a pressão atual também é resultado da falta de acompanhamento das doenças crónicas, durante a pandemia. "É uma situação que nos deve preocupar", aponta, realçando que os problemas são transversais a todos os centros urbanos do país.

"Eu falo da Guarda, de Portimão, de Penafiel, de Chaves, onde muita da primeira linha é feita de colegas sem especialidade. É evidente que têm uma maior dificuldade em dar resposta a situações complicadas. Com a incapacidade que o Governo tem demonstrado em captar especialistas, tem de tratar isto como um problema", afirma.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+