Tempo
|
A+ / A-

Assédio moral leva à exaustão dos técnicos de manutenção de aeronaves

23 nov, 2022 - 08:39 • João Cunha , Olímpia Mairos

Conclusão consta do “Inquérito Nacional às Condições de Vida e de Trabalho dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves”, encomendado pelo Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves, que será dado a conhecer esta quarta-feira, em Lisboa.

A+ / A-

O assédio moral está a levar à exaustão dos técnicos de manutenção de aeronaves. A conclusão é de um Estudo do Observatório para as Condições de Vida e de Trabalho, que conclui que aqueles profissionais estão sujeitos a altos níveis de pressão, provocados pelo trabalho por turnos, em dias de folga e com muitas horas extra para suprimir a falta de pessoal.

Em declarações à Renascença, o presidente do SITEMA, Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves, alerta ainda para o problema decorrente da saída do país de muitos técnicos de manutenção de aeronaves.

“Também nos preocupa que as empresas não consigam melhorar as condições de vida das pessoas o que leva a que as pessoas inevitavelmente estejam a abandonar o país”, diz Jorge Alves.

“E ao abandonar o país, isto vai-nos levar tendencialmente para uma situação em que não vamos ter mão de obra qualificada para fazer esta atividade que tão importante”, alerta.

O estudo que é apresentado esta quarta-feira foi feito a nível nacional, entre março e setembro de 2021. “Em virtude da crise da TAP e do plano de restruturação em curso entre 2021 e 2022, foram repetidas algumas questões numa segunda fase do inquérito, realizado entre 5 de julho e 6 de setembro de 2022. Além do inquérito, foram, ainda, realizados dois grupos focais”, lê-se no comunicado.

Segundo o documento, dos inquiridos, a maioria trabalha na TAP (88%), seguindo-se a Portugália (6%) e a SATA (6%), sendo que a grande maioria (67%) faz horas extra, 60% confessa não conseguir efetivamente descansar nas folgas e 58% diz não ter tempo para cuidar da família ou deles próprios.

Quanto às horas extra, alguns testemunhos qualitativos revelaram que tal ocorre “por má programação da gestão e das chefias, que trabalham sistematicamente com deficiência de pessoal”.

Os resultados indicam que 64% dos técnicos de manutenção de aeronaves declaram ter dificuldade em dormir, 44% declaram-se emocionalmente exaustos algumas vezes por mês (17%), uma vez por semana (10%), algumas vezes por semana (14%) ou sempre (3%).

Entre a primeira fase do inquérito e a segunda, o número de técnicos de manutenção a reportar serem alvo de assédio moral no trabalho – na maioria dos casos este assédio é praticado pelas hierarquias – passou de 28% para 39% quando contabilizadas as respostas “não sabe/não responde”. A percentagem sobe para 45% quando se retiram da contabilização as respostas “não sabe/não responde”. Além disso, 38% declaram ser pressionados pelas chefias para trabalhar em dias de folga.

“Trabalho extra passou a ser uma norma na gestão”

De acordo com o Observatório para as Condições de Vida e de Trabalho, “tal como noutros cenários de intensificação laboral em Portugal, o trabalho extra passou a ser uma norma na gestão. Este modelo de gestão tem impacto na relação entre trabalhadores e destes com as hierarquias, sendo que 62% sentem que o contacto negativo com as hierarquias os afeta.

O estudo adianta que os TMA exibem “níveis preocupantes de sofrimento no trabalho e esgotamento emocional no seu todo” e que “nem todos os cansados exibem sinais de 'burnout', mas todos os que estão em 'burnout' têm índices de cansaço muito altos”.

Entre as conclusões refere-se que existe uma “relação elevada entre o assédio moral no trabalho e a exaustão emocional”. Um dos fatores que mais preocupa estes profissionais é o congelamento salarial, que afeta 99% dos inquiridos e a possibilidade de encerramento da empresa (98%).

Dos inquiridos, 86% concorda que os TMA deveriam ter um regime especial de reforma e 97% diz que o trabalho que desempenha envolve pressão contínua e stress laboral.

Para Raquel Varela, historiadora e investigadora responsável pelo estudo, “as conclusões mostram uma degradação das condições destes profissionais que está já a afetar sua a saúde a todos os níveis”.

“O congelamento de salários, a redução de pessoal e os níveis de assédio moral que reportamos são sintomáticos de um ambiente de trabalho muitas vezes tóxico, num setor que só por si já está exposto a níveis de stress elevados tendo em conta que os TMA são uma das garantias da segurança na aviação”, acrescenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+