Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CTT alertam para “esquemas de phishing” que usam de forma abusiva nome da empresa

22 nov, 2022 - 17:06 • Rosário Silva

O phishing é uma “técnica de fraude online” onde, através de mensagens “SMS, emails ou publicações em social media”, procuram-se obter informações confidenciais.

A+ / A-

Os CTT – Correios de Portugal alertam os consumidores para a circulação nas redes sociais e internet de “esquemas de phishing”, que estão a utilizar “de forma abusiva, o nome e imagem da empresa”.

Em comunicado, enviado esta terça-feira à Renascença, os CTT, esclarecem que “os esquemas de phishing, com alegadas encomendas para levantar são muito frequentes e podem chegar através de email, SMS ou de aliciamento através das redes sociais.

São abordagens que “não são verdadeiras”, sublinha a nota, tratando-se de “uma tentativa falsa com vista à obtenção de dados pessoais e bancários”, sem qualquer ligação aos Correios de Portugal.

“O objetivo destas comunicações é encaminhar o utilizador para um site falso, de modo que este forneça os seus dados confidenciais”, é acrescentado.

O phishing, recorde-se, é uma “técnica de fraude online” onde, através de mensagens “SMS, emails ou publicações em social media”, procuram-se obter informações confidenciais “como contas de login, passwords ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança como se se tratasse de comunicações oficiais”.

Se alguma comunicação CTT parecer suspeita, a empresa pede aos consumidores que se informem, podendo esclarecer todas as dúvidas sobre estes esquemas fraudulentos, que usam a imagem dos CTT, no seu site oficial, em: https://www.ctt.pt/transversais/alertas-de-phishing.

Na segunda-feira, a mesma empresa alertou para uma outra situação que configura também um esquema de fraude. De acordo com os CTT, estarão a a circular emails falsos sobre o envio pendente de uma encomenda mediante o preenchimento de um formulário e respetivo pagamento.

“Não se trata de um serviço CTT”, lê-se no site dos Correios de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+