Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autoestradas

Concessionárias disponíveis para subir portagens abaixo da inflação

22 nov, 2022 - 11:49 • Lusa

APCAP diz que enviou propostas com a subida dos preços entre os 9% e 10% em pontes com portagem e autoestradas e aguarda a resposta do Governo.

A+ / A-

A Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) reforçou esta terça-feira a disponibilidade para uma atualização de preços para 2023 abaixo dos 10%, que resulta do mecanismo definido nos contratos.

Em comunicado, a associação reforçou "a disponibilidade já demonstrada pelas concessionárias para uma atualização inferior ao definido pelos contratos de concessão" e esclareceu que "o estrito cumprimento dos Decretos-Lei que regem os contratos de concessão é a única justificação para o valor proposto pelas concessionárias ao Ministério das Finanças".

A APCAP lembrou que o mecanismo de atualização anual de portagens está definido em todos os contratos de concessão e subconcessão nacionais, sendo nuns contratos de 90% do Índice de Preços no Consumidor (IPC) e noutros de 100%, medido entre setembro e outubro de cada ano, em função de cada contrato.

Este ano, as propostas de atualização enviadas pelas concessionárias estão entre os 9% e 10%, "não tendo ainda havido resposta do concedente", acrescentou a associação.

"São públicas as várias manifestações da APCAP e dos seus associados na disponibilidade para aplicação de uma atualização inferior ao estipulado nos contratos de concessão, aguardando-se uma resposta do concedente nesse sentido", sublinhou.

No sábado, o secretário-geral do PS, António Costa, afirmou que nada justificaria um aumento de 10% no preço das portagens e prometeu intervir para que não haja um "aproveitamento" da inflação.

"O que é que justificaria que as portagens subissem 10% no próximo mês de janeiro? Nada", afirmou no XX Congresso Federativo do PS/Castelo Branco, que se realizou na Covilhã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+