Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Câmaras municipais ganham poder para fixar tarifas dos táxis

22 nov, 2022 - 08:24 • Olímpia Mairos

As alterações legislativas, que vão ser aplicadas em breve, preveem também a flexibilização geográfica que aproxima, assim, os táxis dos TVDE.

A+ / A-

Os táxis vão ter a possibilidade de poderem trabalhar normalmente em mais do que um concelho, ao contrário do que acontece até aqui. A flexibilização geográfica vem assim aproximar os táxis dos TVDE, concorrentes deste transporte público que não têm este tipo de restrição.

As alterações legislativas que vão ser aplicadas em breve preveem também a criação de uma “tarifa intermunicipal”, estabelecida após acordo entre autarquias.

O Jornal Público escreve esta terça-feira, citando o relatório do IMT, que os municípios, “enquanto autoridades de transporte”, vão poder “celebrar acordos, consubstanciados em contratos interadministrativos de delegação ou partilha de competências, para organização do mercado de serviços de transporte em táxi, de âmbito intermunicipal”.

Neste contexto, dois ou mais municípios, inseridos numa determinada comunidade intermunicipal (CIM) ou área metropolitana (AM), vão poder acordar “a gestão intermunicipal dos serviços de transporte em táxi, que passaria a ter como área de atuação o território dos municípios que integram o acordo”. Tais acordos devem ser sempre notificados à AM/CIM, bem como ao IMT e à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Ainda segundo o jornal, os acordos devem também regular as questões relativas ao estacionamento no âmbito do território comum (incluindo definição das praças de táxi), além da questão tarifária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+