Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve total nas chefias das prisões

21 nov, 2022 - 03:47 • Lusa

Nesta segunda-feira, cumpre-se o segundo dia de paralisação. Não estão previstos serviços mínimos. Sindicato do setor avisa que o protesto pode deixar "cadeias à deriva e sem um comando".

A+ / A-

A Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP) realiza esta segunda-feira uma greve total ao trabalho para exigir um novo estatuto profissional, pagamento de suplementos e outras reivindicações, advertindo que o protesto deixa as cadeias "sem comando".

O presidente da ASCCGP, Hermínio Barradas, garantiu à agência Lusa que a paralisação será total e, “pela primeira vez desde o 25 de abril de 1974, as prisões portuguesas vão ficar sem chefias e sem comando”, uma vez que não haverá serviços mínimos, ao contrário do que aconteceu no primeiro dia de greve, na passada sexta-feira.

Segundo disse, com esta greve “o cenário será distinto e inédito”, podendo as cadeias estar “à deriva e sem um comando” para distribuição de funções.

Num comunicado sobre os motivos da greve, a ASCCGP apontou inércia, a apatia e a desconsideração do Ministério da Justiça sobre os problemas do sistema prisional” e criticou a “opção do Governo de continuar a ignorar a existência de uma inédita (…) falta (…) de efetivo, indesejável e arriscada”.

A Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional exige um novo estatuto profissional e o pagamento de suplementos, entre outras reivindicações.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+