Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IPMA

Chuva, neve e ondas até cinco metros motivam avisos

21 nov, 2022 - 07:05 • Lusa

Temperaturas mínimas vão oscilar entre os 3 graus (na Guarda) e os 13 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 21 (em Faro).

A+ / A-

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Aveiro, Braga e Viseu estão hoje e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso vai prolongar-se até às 15h00 de hoje e depois repete, entre as 9h00 e as 15h00 de terça-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Castelo Branco, Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga por causa do vento forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.

Castelo Branco e Guarda vão estar igualmente com aviso amarelo entre as 15h00 de hoje e as 9h00 de terça-feira devido à queda de neve acima dos 1.400 metros, com acumulação de 1.600 metros, que poderá ser de dois centímetros na Torre da Serra da Estrela.

Foi ainda emitido um aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 9h00 de hoje e as 12h00 de quarta-feira.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu muito nublado ou encoberto e períodos de chuva, mais frequente e intensa nas regiões Norte e Centro, que poderá ser por vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde.

Há também possibilidade de ocorrência de trovoadas e queda ocasional de granizo, na região Norte até meio tarde e queda de neve nos pontos nos pontos mais altos da serra da Estrela a partir do meio da tarde, baixando a cota para os 1.200/1.400 metros de altitude.

A previsão aponta ainda para vento moderado de oeste, por vezes forte e com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) na faixa costeira, em especial a norte do Cabo Espichel, soprando forte com rajadas até 95 km/h nas terras altas e neblina temporária até final da manhã.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 3 graus (na Guarda) e os 13 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 21 (em Faro).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+