Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeiro dia de greve dos Sapadores de Setúbal teve adesão de 100%

17 nov, 2022 - 00:49 • Lusa

Corporação exige o afastamento do comandante, que acusam de levantar “processos disciplinares sem sentido, muitos dos quais acabam arquivados, mas que causam desgaste e transtorno psicológico aos visados”.

A+ / A-

A adesão à greve dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, que teve início às 20:00 de hoje e que se prolonga por um período de 30 dias, está a ser de 100%, revelou o Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS).

“A greve está a ter uma adesão de 100%, que é aquilo que esperávamos face ao que nos tem sido transmitido pelos elementos da corporação”, disse à agência Lusa Ricardo Cunha, do SNBS, salientando que “as operações de socorro não serão minimamente afetadas”.

“Os bombeiros não são irresponsáveis. É claro que a greve abrange apenas serviços que não são considerados como socorro, como formaturas, formação, prevenções, representações, coisas que não têm a ver com o socorro às pessoas”, frisou.

Segundo Ricardo Cunha, os bombeiros sapadores de Setúbal exigem o afastamento do comandante da corporação, que acusam de levantar “processos disciplinares sem sentido, muitos dos quais acabam arquivados, mas que causam desgaste e transtorno psicológico aos visados”.

“Exigimos também que se comece a cumprir com os direitos laborais, que estão previstos na lei e na Constituição, e exigimos que se cumpram os efetivos mínimos que estão estipulados em Regulamento Interno”, disse.

De acordo com o sindicalista, “o Regulamento Interno dos Bombeiros Sapadores de Setúbal estipula um efetivo diário de 27 elementos, mas o comandante costuma ter apenas 13 ou 14, quando havia capacidade para ter pelo menos 20 elementos”.

Para o SNBS, um efetivo de apenas 13/14 elementos é manifestamente insuficiente para dar resposta às ocorrências da cidade de Setúbal, com autoestradas, uma zona industrial, na Mitrena, com várias indústrias perigosas, e uma zona de paisagem protegida como o Parque Natural da Arrábida.

O SNSB acusa também o presidente do município, André Martins (CDU), de recusar o diálogo com os Bombeiros Sapadores, assegurando que a greve será levantada de imediato caso o presidente do município se disponibilize para dialogar, no sentido de se encontrar um entendimento que dê resposta às principais revindicações dos Bombeiros Sapadores de Setúbal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+