Tempo
|
A+ / A-

Mais de dois milhões já receberam vacinas contra Covid-19 e gripe

16 nov, 2022 - 13:57 • Carla Fino com Lusa

Campanha de vacinação prolonga-se até dezembro. Objetivo é vacinar três milhões de pessoas.

A+ / A-

Desde setembro já foram vacinadas mais de dois milhões de pessoas contra a Covid-19 e contra a gripe no território continental, dos quais mais de um milhão e meio receberam as duas vacinas ao mesmo tempo.

Os dados sobre a campanha de vacinação para o outono-inverno, que se prolonga até dezembro, são avançados pelo Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O objetivo, adianta o comunicado, é vacinar este ano três milhões de pessoas,sublinhando a importância da vacinação, sobretudo dos mais vulneráveis, para assim ficarem mais protegidos para os próximos meses.

O reforço da vacina da Covid-19 estabelece como grupos prioritários pessoas com 60 ou mais anos, grávidas com idade igual ou superior a 18 anos e doenças definidas pela Direção-Geral da Saúde, pessoas com 12 ou mais anos com patologias de risco e estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes e profissionais de Estabelecimentos Prisionais.

Para os residentes ou profissionais dos lares e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), assim como para profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, estão indicadas ambas as vacinas (covid-19 e gripe).

Nas próximas semanas a campanha de reforço sazonal contra a Covid-19 será estendida a maiores de 50 anos, adianta.

A vacinação contra a gripe é também recomendável para quem tem idade igual ou acima dos 65 anos, crianças com seis ou mais meses que apresentem patologias crónicas associadas, doentes crónicos e imunodeprimidos e grávidas.

A modalidade Casa Aberta está disponível para o reforço sazonal contra a covid-19 para pessoas com 70 ou mais anos de idade, permitindo aos utentes deslocarem-se aos locais de vacinação sem marcação. Continua também disponível para grupos profissionais prioritários (com recurso a senhas digitais) e para a vacinação e reforço de pessoas entre os 18 e 59 anos e vacinação primária acima dos 12 anos. Este regime está também disponível na vacina contra a gripe.

Na semana passada, na reunião de peritos que decorreu no Infarmed, o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 anunciou um aumento de 10% na capacidade vacinal para permitir vacinar as pessoas acima dos 50 anos antes do final do ano.

Carlos Penha Gonçalves disse que a estrutura montada está com uma capacidade de 290 mil vacinas por semana e que o aumento desta capacidade pode ser feito sem alterar o dispositivo atual.

Segundo informou, estão a funcionar 395 pontos de vacinação no país - 322 pontos em estruturas de saúde, 65 pontos em estruturas municipais e oito em estruturas de outras entidades -, sublinhando que "44% da capacidade vacinal está nas estruturas municipais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+