Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso "Red Man"

Cinco anos de prisão para oficial da GNR por "violência absolutamente desnecessária"

15 nov, 2022 - 11:10 • Lusa

João Semedo foi ainda condenado a pagar uma indemnização de dois mil euros a um dos formandos agredidos na prova "Red Man", em Portalegre.

A+ / A-

O oficial da GNR João Semedo foi esta terça-feira condenado a uma pena única de cinco anos de prisão, suspensa por igual período, por seis crimes de abuso de autoridade por ofensa à integridade física no processo “Red Man”.

O arguido foi ainda condenado a pagar uma indemnização de dois mil euros a um dos formandos agredidos, anunciou o juiz presidente do coletivo que julgou o caso, João Rodrigues, na leitura do acórdão.

O tribunal considerou que João Semedo atuou “com violência absolutamente desnecessária”, causando lesões, ferimentos e fraturas aos formandos na prova “Red Man”, sabendo que essa conduta era proibida.

Considerou ainda que o instrutor da prova “Red Man” atuou de forma culposa e com desprezo pela integridade física dos formandos.

Os factos em causa neste processo remontam a 2018, altura em que no módulo de formação “Red Man”, que pretende simular agressões aos guardas da GNR e avaliar a sua reação a essas ameaças, alguns dos instruendos foram agredidos e atingidos em zonas sensíveis pelo então instrutor da GNR, o que lhes causou lesões, ferimentos e em alguns casos até necessidade de internamento hospitalar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+