Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Protesto climático. Ministro da Educação apoia estudantes, mas diz que escolas são “alvo errado”

14 nov, 2022 - 16:34 • Maria João Costa , Rosário Silva

João Costa considera que os alunos estão a lutar por uma causa justa e a única autoridade que vai intervir nas ações de protesto, são apenas os diretores das escolas.

A+ / A-

O ministro da Educação assegurou esta segunda-feira que não vão ser, nem o seu ministério, nem os diretores das escolas, que vão pedir “intervenção de outras autoridades” para suster os jovens que protestam nas escolas, de Lisboa, em defesa do ambiente.

“Não contem com o Ministério da Educação, nem com os diretores das escolas para pedir intervenção de outras autoridades, que não seja a própria autoridade que os diretores têm, e a autoridade do diálogo e da capacidade de escutar estes jovens”, esclareceu, João Costa.

À margem do anúncio do Prémio José Saramago, promovido pela Fundação Círculo de Leitores, o ministro voltou a reafirmar que os estudantes estão a lutar por uma causa justa, embora tenham atirado “ao alvo errado”.

“Estes jovens lutam por uma causa justa, pelo planeta. Eu diria que as escolas são o alvo errado, porque as escolas são, exatamente, um lugar onde se promove consciência ambiental, consciência para a sustentabilidade do planeta”, argumentou.

Para João Costa, estes momentos de protesto, “são momentos de visibilidade, mas que não devem ficar por aqui, pois o que nos interessa mais, é envolver os jovens nos processos de decisão”

Recorde-se que a última semana, em reação aos protestos pelo fim dos combustíveis fósseis de vários alunos, João Costa já tinha saudado a ação dos jovens, dizendo que estava “orgulhoso”.

Confrontado com o panorama atual de várias escolas em Lisboa, o ministro da Educação louvou a atitude dos muitos jovens portugueses e reforçou a importância da consciencialização dos mais novos para a urgência climática.

“É de saudar vermos uma geração fortemente comprometida com a transformação do mundo e a interpelar os adultos, os responsáveis políticos, que temos responsabilidades políticas de ação para nos alinharmos com aquelas que são as suas preocupações”, referiu, na ocasião.

Por outro lado, homenageou os diretores de todas as escolas onde os alunos têm levado a cabo vários protestos, afirmando que estes responsáveis escolares têm tido "muita sensibilidade" na forma como têm gerido estes episódios sempre "em diálogo com os alunos".

"A causa é justa e nobre. Orgulha-me que o país tenha jovens que se mobilizam pelo planeta”, sublinhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Real
    15 nov, 2022 Politik 08:32
    A ver se manténs a mesma opinião quando eles ocuparem as escolas na altura dos Exames Nacionais... Aí mandas carregar a Polícia de Intervenção.
  • Ministro de opereta
    14 nov, 2022 País do vale-tudo 20:32
    É uma excelente ideia não contar com o Ministério da Educação para chamar as autoridades e repor a ordem pública. Espero que os ditos ativistas se lembrem de ocupar as Escolas em tempo de exames nacionais, sempre quero ver se este ministro de opereta, mantém a mesma ideia.

Destaques V+