Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marinha Grande

Professora condenada por puxar orelhas a dois alunos

14 nov, 2022 - 18:13 • Lusa

Docente foi condenada a pena única de 90 dias de multa, à taxa diária de seis euros, perfazendo no total 540 euros.

A+ / A-

O Tribunal da Marinha Grande condenou esta segunda-feira uma professora que puxou as orelhas a dois alunos à pena única de 90 dias de multa, à taxa diária de seis euros.

A professora, que estava acusada de dois crimes de maus-tratos dos quais foi absolvida, foi condenada por dois crimes de ofensa à integridade física simples, em ambos os casos à pena de multa de 70 dias.

Em cúmulo jurídico, a professora foi condenada na pena única de 90 dias de multa, à taxa diária de seis euros, perfazendo no total 540 euros.

A docente vai ter ainda de pagar a cada um dos menores 300 euros a título de compensação.

"Um puxão de orelhas dado por um professor não é admissível nos dias de hoje", afirmou a juíza na leitura da sentença, considerando que atualmente é exigível que os professores tenham outra abordagem para com os alunos.

Reiterando não ser admissível, a magistrada judicial disse ainda à arguida, de 52 anos, esperar que tal "não volte a acontecer".

A docente estava acusada pelo Ministério Público (MP) de dois crimes de maus-tratos a dois alunos, então com 7 anos, na escola do 1.º ciclo do Pilado, Marinha Grande.

Segundo o despacho de acusação, na tarde de 18 de março de 2021, "a arguida encontrava-se a dar aula à turma dos dois menores" quando, porque estes não se encontravam atentos, se dirigiu a um deles e "agarrou-o com força por um braço", levando-o para o exterior da sala, no corredor. O MP referiu que a professora fez o mesmo em relação a um segundo aluno.

"Nesta sequência, os menores, porque se encontravam sozinhos no corredor da escola, começaram a brincar e sempre que alguém passava por eles diziam "pum, pum" e faziam como se estivessem a dar tiros", relatou o MP.

Depois, sem que nada o fizesse prever, a arguida dirigiu-se ao corredor e agarrou os dois menores por uma orelha, "com bastante força", levando-os para a sala de aula.

De acordo com o MP, a conduta da professora provocou dores e mal-estar nas crianças.

Em julgamento, a professora, sem antecedentes criminais, com 23 anos de carreira e sem procedimentos disciplinares até então, assumiu ter dado um puxão de orelhas a cada um dos alunos, mas negou que os tenha arrastado pelas orelhas, reconhecendo ainda ter sido um ato irrefletido.

Na sentença, a juíza referiu que a arguida admitiu parcialmente os factos e demonstrou arrependimento, e que os depoimentos das crianças foram coincidentes na parte mais importante, tendo assumido que estavam a portar-se mal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Escuta oh Juíza
    14 nov, 2022 Araque 20:35
    As 10 mulheres que agrediram uma docente à porta da Escola já foram julgadas e condenadas ou isso é só para professores, óh juíza?
  • Marco Luz
    14 nov, 2022 Sacavem 18:56
    Sublinho com o que o Paulo escreveu. Sou professor e já me passaram pela mão muitos alunos, que fazem o que querem de nós, por saberem que não irão ser castigados, e quando confrontados pelos pais, iguais... na verdade, são cópias dos pais.
  • Paulo
    14 nov, 2022 Lisboa 18:31
    Pelos vistos tenho uma enormíssima indeminização a receber mais os juros de mora, levei reguadas, puxões de orelhas e canadas na cabeça ao longo de anos, mas os professores são os unicos culpados? não, a culpa aqui é do Estado, que em muitas Escolas espalhadas por esse país não havia ninguem que olhasse pelas crianças e naquela altura se as crianças se queixassem aos pais ainda eram punidos por cima, portanto havia uma impunidade nas Escolas sobre tudo em zonas rurais onde os pais de uma forma geral eram pobres e sem escolaridade, felizmente as coisas mudam, mas tambem não podem mudar nos extremos, se um professor tambem não puder dar um correctivo com justificação para tal, então qualquer dia senão mesmo neste momento, os professores serão mesmo vitimas de violência por parte dos alunos o que é inconcebível, neste caso em concreto quem deveria ser condenados seriam os pais pois a educação deve ser dada em casa, as Escolas servem para ensinar e não ser necessário haver corretivos por falta de educação dos alunos na Escolas, deve haver um equilibrio de todas as partes...

Destaques V+