Tempo
|
A+ / A-

Municípios preocupados com perda da "alma" dos centros históricos devido ao turismo

12 nov, 2022 - 22:09 • Lusa

Uma das conclusões tiradas do XVIII Encontro Nacional dos Municípios com Centro Histórico é a relação inseparável entre o turismo e a reabilitação dos centros históricos.

A+ / A-

A "alma" dos centros históricos e a sua transformação em áreas "completamente uniformizadas" por causa do turismo são algumas preocupações demonstradas no XVIII Encontro Nacional dos Municípios com Centro Histórico, que terminou este sábado em Almada.

À margem do evento, que juntou cerca de 130 participantes desde quinta-feira, o secretário-geral da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), Frederico Mendes Paula, disse à Lusa que uma das conclusões tiradas é a relação inseparável entre o turismo e a reabilitação dos centros históricos.

"Não é possível termos políticas de desenvolvimento turístico em centros históricos sem mantermos populações, a alma, as vivências, os serviços e os bens que aí existem. É isso que faz com que sejam autênticos", refere Frederico Mendes Paula.

O dirigente da APMCH disse que "corre-se o risco de se transformarem áreas genuínas e com características únicas em áreas completamente uniformizadas" devido aos moradores "relegados para as periferias", à mudança das funções das habitações e à conversão do comércio local em estabelecimentos de lazer.

Outras preocupações dos municípios sobre "o excesso de turismo provoca nos centros históricos", incluem a inflação imobiliária, a habitação com rendas incompatíveis com os habitantes dos centros históricos, a mobilidade nestas zonas, o excesso de estabelecimentos de diversão noturna e a limpeza de resíduos.

Embora reconheça que o turismo é "muito importante" para as economias locais, Frederico Mendes Paula idealiza uma "vida harmoniosa" entre moradores dos centros históricos e turistas, algo possível se "integrado em políticas de desenvolvimento e enquadrado com regras".

Tal necessita de um trabalho entre autarquias, agentes privados e Estado central, considera o secretário-geral da APMCH, em que "os agentes privados são os grandes investidores na habitação e no imobiliário" e o Estado tem aí uma "responsabilidade de regulação do mercado".

"Se não a assumir, o mercado fica desregulado, os preços sobem em flecha, as pessoas com menos posses são atiradas para as preferias e vêm os alojamentos de arrendamento de curta duração e a transformação do edificado em apartamentos de luxo", disse Frederico Mendes Paula, alertando que "neste cenário a alma dos centros históricos perde-se".

A associação sugere uma intervenção estatal na construção de fogos e reabilitação de edifícios devolutos, colocando-os no mercado de habitação, no estabelecimento de regras na ação dos privados nos centros históricos e no financiamento, com comparticipação de rendas ou incentivos fiscais para reabilitação urbana.

Neste encontro nacional, que reuniu vereadores e técnicos de vários municípios, discutiu-se em vários painéis de debate o turismo e as suas implicações nos centros históricos.

Nos próximos dias, a APMCH apresenta publicamente as conclusões do evento, com um conjunto de recomendações que pretendem transmitir ao Governo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Turismo is Murder
    18 nov, 2022 Tipo cá 21:25
    Se lhes dão (aos Turistas) benesses fiscais que não dão aos portugueses, se constroem de propósito uma linha de Metro circular uma Disneylandia subterrânea para turistas que todos os peritos dizem que vai tornar o transito muito pior em Lisboa, se não se importam que os portugueses sejam rechaçados para uma barraca na periferia das cidades, incandescente no Verão e ártica no Inverno onde é preciso estar 3 h no trânsito para chegar a um empregozeco de salário mínimo... Acha que as suas preocupações com a "descaracterização das áreas históricas" chegam a algum lado? Leia o que escreve a VP da Associação de Hotelaria e veja onde chegou este estado de coisas. Depois admiram-se que o radicalismo populista e grupos de ódio comecem a medrar entre nós.

Destaques V+