Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saúde. Queixas contra o setor aumentam 65% em relação ao período pré-pandemia

10 nov, 2022 - 13:05 • Pedro Valente Lima

Hospitais e maternidades reúnem um quinto das reclamações registadas. Falta de qualidade no atendimento e atrasos e cancelamentos nas consultas lideram os principais motivos. Já o sistema privado regista mais de metade das denúncias.

A+ / A-

As queixas referentes ao setor da saúde aumentaram 65% desde o início do anos, em comparação com igual período em 2019. De acordo com o Portal da Queixa, já foram registadas quase cinco mil denúncias em 2022.

Segundo dados da mesma fonte, até 9 de novembro, verificam-se 4.927 queixas no setor, quando há três anos, ainda em período pré-pandemia, o número se fixava em 2.983 reclamações.

A análise do Portal da Queixa revela que os principais motivos de insatisfação passam pela falta de qualidade do atendimento, que constitui 34% das denúncias efetuadas, problemas com consultas, como atrasos e cancelamentos (19%), questões relacionadas com pagamentos, taxas e reembolsos (13%) e falta de medicamentos (6%).

Quanto às entidades visadas, hospitais e maternidades são o maior alvo das críticas, ao reunirem 939 queixas - ou seja, cerca de um quinto do total das reclamações este ano. Estes valores representam um aumento de 29% em relação a 2021.

É, no entanto, no capítulo dos laboratórios e análises que se verifica a maior subida: em 2022, registaram-se mais 89% de queixas em comparação com o ano passado.

Já entre os diferentes sistemas, mais de metade das reclamações (62%) dirigiram-se a hospitais e unidades de saúde privados. Ao todo, registam 3.065 denúncias, enquanto o setor público reúne 1.862 queixas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+