Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ENSINO SUPERIOR

Universidade de Lisboa abre nova Escola de Pós-Graduação para formar adultos

09 nov, 2022 - 13:00 • Fátima Casanova

A universidade quer formar dez mil novos alunos em três anos na nova escola, que se destina à população já inserida no mercado de trabalho e que procura atualizar e adquirir novas competências.

A+ / A-

A Escola de Pós-Graduação é a mais recente estrutura de formação da Universidade de Lisboa (ULisboa-EPG). Trata-se de um instituto virtual, que reúne as 18 escolas da universidade, com as suas várias áreas de investigação e conhecimento e com a missão de promover a formação ao longo da vida.

A ULisboa-EPG organiza-se como espaço transversal de formação, em que a complementaridade de saberes e a otimização das redes existentes ao nível das diferentes escolas da universidade criam sinergias, entre si e com outras entidades públicas e privadas.

Para o vice-reitor da Universidade de Lisboa, João Peixoto, trata-se de abrir uma oportunidade "numa área que não tem sido privilegiada no ensino superior português".

À Renascença, João Peixoto diz que a ideia é permitir aos trabalhadores "melhorar níveis de conhecimento" ao mesmo tempo que podem "valorizar-se profissionalmente". Com estas novas formações, abre-se também a porta à possibilidade de "reciclar quem está no mercado de trabalho e queira mudar de funções", acrescenta.

Estão disponíveis mais de 160 cursos, agrupados em nove áreas distintas:

  • Agricultura, Ciências Veterinárias
  • Recursos Naturais, Ambiente e Energia
  • Humanidades, Artes e Cultura
  • Ciências Sociais, Ciências Empresariais e Direito
  • Educação e Formação
  • Saúde e Ciências do Desporto
  • Ciência de Dados, Tecnologias de Informação e Transição Digital
  • Engenharia, Tecnologias e Industrialização
  • Território, Urbanismo e Arquitetura

Os cursos encontram-se agrupados em três graus de profundidade distintos - formação básica, atualização/requalificação e formação/complemento especializado –, daí dependendo o valor de propina, que pode oscilar entre os 100 e os 2.500 euros.

Já a duração do curso pode variar entre as 28 e as 1680 horas.

João Peixoto esclarece ainda que estas pós-graduações não conferem grau: "não estamos a falar de licenciaturas, mestrados ou doutoramentos". Contudo, garantem créditos, ou seja, as pessoas podem continuar a aprendizagem e capitalizar créditos. O vice-reitor da UL diz que "são formações muito práticas e mais flexíveis do que todas as outras".

Formação para professores se atualizarem na área das novas tecnologias

A nova Escola de Pós-Graduação tem cursos que podem ser úteis para os professores, uma vez que concedem créditos. São lecionados no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa.

João Peixoto reconhece que "há cursos que estão relacionados com as necessidades concretas dos professores". Entre eles, destacam-se o curso de Literacia Digital e Robótica e Tecnologias Emergentes no Ensino Básico, áreas em que muitos estabelecimentos de ensino ainda se debatem com a falta de professores, nomeadamente na zona de Lisboa e no Algarve.

A ULisboa-EPG é uma oportunidade criada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em particular, pelo programa “Impulso Adulto”, que financia estes cursos. Parte são oferecidos em regime diurno, outros em regime pós-laboral e alguns deles inclusivamente online.

Toda a informação está disponível no site da Universidade de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+