Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Registadas 229 ocorrências em Lisboa devido ao mau tempo

09 nov, 2022 - 13:08 • Fátima Casanova , Cristina Nascimento

Na terça-feira, a cidade foi atingida por chuva intensa e ventos fortes. Autoridades locais dizem que se tratou de um “fenómeno extremo inesperado”.

A+ / A-
Tornado, árvores caídas e inundações. Temporal faz estragos em Lisboa
Tornado, árvores caídas e inundações. Temporal faz estragos em Lisboa

O mau tempo que na terça-feira se fez sentir em Lisboa deu origem a 229 ocorrências. A contabilidade é feita pela Câmara Municipal de Lisboa.

Em declarações à Renascença, a diretora municipal de Proteção Civil Margarida Castro Martins diz que se tratou na sua maioria de “inundações em espaço público e privado e quedas de árvores”. “As freguesias mais afetadas foram Alcântara e Estrela, na sequência do tornado. Depois, as freguesias de Alvalade e Avenidas Novas”, especificou.

Nesta entrevista, Margarida Castro Martins disse que se tratou de “um fenómeno extremo inesperado que nem o IPMA [Instituto Português do Mar e Atmosfera] conseguiu prever”, sublinhando que já é o segundo fenómeno não previsto em cerca de um mês.

“É uma situação que começa a angustiar-nos um bocadinho esta dificuldade que o IPMA está a ter em prever a ocorrência deste tipo de fenómenos na cidade que, tememos, venham a ser cada vez mais regulares”, reconhece.

A autarquia quer reunir-se com o IPMA e perceber de que forma podem ser atempadamente informados sobre este tipo de fenómenos meteorológicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+