Tempo
|
A+ / A-

Isaltino Morais diz que buscas respeitam a investigação que decorre desde 2018

08 nov, 2022 - 14:18 • Lusa

A Polícia Judiciária fez esta segunda-feira “25 buscas domiciliárias e não domiciliárias”, nomeadamente em em duas Câmaras Municipais: Oeiras e Odivelas.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Oeiras esclareceu que as buscas realizadas esta terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ) na autarquia dizem respeito a uma investigação que decorre desde 2018 e classificou de “fabulação” eventuais apoios a candidatos do PSD.

Num comunicado enviado às redações, Isaltino Morais (independente) confirma que “foram hoje efetuadas buscas” na autarquia, salientando ter sido “prestado todo o apoio necessário ao bom andamento das mesmas”.

Segundo o autarca, a operação de hoje está relacionada com outras buscas realizadas em 6 de junho de 2018 relativas ao “projeto Porto Cruz (Plano de Pormenor da Margem Direita e Foz do Rio Jamor), cuja aprovação data de 15 de abril de 2014”.

De acordo com um comunicado divulgado em 2018, o projeto em causa “teve a sua primeira deliberação camarária no dia 11 de maio de 2004, momento em que se aprovaram os termos de referência do projeto”.

“Em ambas as datas [2004 e 2014], o atual presidente da Câmara não exercia funções no município de Oeiras”, salientava a nota.

Na altura, o comunicado especificava que a única deliberação camarária neste âmbito, decidida em período no qual Isaltino Morais exercia funções na autarquia, “data de 13 de janeiro de 2010, relativa à ‘proposta remetida pela Silcoge de celebração de contrato de execução do Plano de Pormenor do empreendimento denominado Porto Cruz – Margem Direita da Foz do Rio Jamor’”.

“Desde então, não há nenhuma decisão tomada pelos órgãos municipais relativamente a esta matéria”, frisa Isaltino Morais na nota datada de hoje.

“Sobre eventuais relações minhas com apoios a candidatos do PSD, apenas posso afirmar que só podemos estar perante uma fabulação. Estamos em 2022, não sou militante do PSD desde 2005”, esclareceu.

A Polícia Judiciária fez esta segunda-feira “25 buscas domiciliárias e não domiciliárias em duas Câmaras Municipais, uma Junta de Freguesia, em treze empresas e em nove residências, todas situadas na Área Metropolitana de Lisboa”, indicou a PJ num comunicado.

“Está em causa uma investigação em que se visa apurar a eventual prática de crime de corrupção ativa e passiva para ato ilícito, de participação económica em negócio e de prevaricação”, pode ler-se ainda na nota, que não especifica quais as autarquias em causa.

Fonte ligada ao processo adiantou que a outra Câmara onde foram feitas buscas é a de Odivelas.

O canal de televisão CNN Portugal avançou esta manhã que, além do presidente da Câmara de Oeiras, também Rodrigo Gonçalves, membro da comissão política do PSD, estava a ser alvo de buscas por suspeitas de crimes de corrupção, participação económica em negócio e prevaricação por questões relacionadas com projetos empresariais e imobiliários.

Também o pai de Rodrigo Gonçalves, Daniel Gonçalves, que é presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas (Novos Tempos – coligação liderada pelo PSD), em Lisboa é visado no processo.

De acordo com o canal, a mulher de Rodrigo Gonçalves exerce funções no departamento jurídico da Câmara de Odivelas.

Segundo a CNN Portugal, estão também em causa esquemas com contratações fictícias de prestações de serviços para autarquias, com vista à apropriação ilícita de dinheiros públicos para proveito pessoal e para o financiamento de estruturas do PSD através dos chamados ‘sacos azuis’.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    08 nov, 2022 PORTUGAL 18:53
    Ontem no programa Portugal em DIRETO ouvimos uns POUCOS exs Combatentes Madeirenses dizerem que os POLÍTICOS mandaram os EXs para o abandono. Num Estandarte podemos ler Angola 71 73. No próximo mês de Março vou COMEMORAR o cinquentenário ( 50 ) da minha ida para Angola como Militar obrigado. Vou comemorar não por ter sido militar, mas sim por ainda estar vivo. Sim, por estar vivo mais nada, mas pelo que vejo parece que os CAMUFLADOS têm de começar a ser lavados para NÓS exs. COMBATENTES sair-mos à RUA, pois os ZÉS NINGUÉM da altura estão a ficar com as orelhas fora do CESTO. É altura de começarmos a FORMAR FILEIRAS, pois estamos a ser novamente lançados para um lugar onde o dia 24 de Abril nos estava a colocar. Antes desse dia, neste País havia menos SEM ABRIGO, menos FOME em relação à actualidade e nessa noite JURAMOS acabar com esse estado e devolver DIGNIDADE a Portugal. Com tudo que nos é mostrado, CINQUENTA ANOS depois, não acho PIADA NENHUMA como dizia " Jerónimo " a estas fantochadas. Vamos lá começar a arrepiar caminho pois o " ZE POVINHO " está a ser comido de escabeche, para não dizer de cebolada, uma vez que esta sobe de dia para dia, como o elevador da Glória. É hora do Tribunal CONSTITUCIONAL considerar certas Pessoas NÃO CAPAZES para se candidatarem a Governantes deste País, seja qual seja o lugar. Já " chateiam ". Na altura o Presidente do Conselho do Estado Novo foi DESTITUÍDO e não foi precisa autorização de Tribunal nenhum.

Destaques V+