Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aumento de afluência às Urgências. Santa Maria está a receber “650 a 700 casos” por dia

08 nov, 2022 - 13:43 • Anabela Góis

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte fala num “contexto que cria grande pressão nos serviços de urgências e nos internamentos”, por isso apela às pessoas com situações menos graves que procurem os Cuidados de Saúde Primários.

A+ / A-

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), de que faz parte o Hospital Santa Maria, registou na última semana um aumento de afluência às urgências, com médias diárias a variar entre “os 650 e os 700 casos”.

São “urgências no conjunto do centro hospitalar (que engloba as urgências não Covid e Covid de adultos, a urgência pediátrica e a de ginecologia e obstetrícia, todas no Hospital de Santa Maria), com predomínio para a Urgência Central e para a Urgência de Pediatria, também com números expressivos”, esclarece o comunicado enviado à Renascença.

Só na última segunda-feira, dia 7 de novembro, segundo o CHULN foram atendidos “cerca de 700 episódios de urgências, valores em linha com os registados no mesmo período de 2019, no pré-pandemia”.

O perfil dos utentes que chegam à urgência central do Hospital de Santa Maria “aponta para um quadro de doentes mais doentes complexos (amarelos), muitos deles de outras áreas da região de Lisboa e com descompensação de doenças de base”, lê-se na nota.

Dada a complexidade da saúde destes doentes, são necessários “diagnósticos mais diferenciados, múltiplos exames, muitas vezes com necessidade de procurar informações clínicas (por serem de outras áreas de influência)”, é mencionado.

Tendo em conta o “contexto que cria grande pressão nos serviços de urgências e nos internamentos”, o CHULN apela às pessoas “com situações menos graves”, que se dirijam “a respostas nos Cuidados de Saúde Primários”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+