Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Edmundo Marques de Campos, antigo autarca de Guimarães

07 nov, 2022 - 17:02 • Lusa

Foi presidente da Câmara de Guimarães entre 1977 e 1979 e "deixou um memorável legado no concelho", refere a autarquia.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Guimarães entre 1977 e 1979, Edmundo António Ribeiro Marques de Campos, morreu hoje, revelou a autarquia, considerando que o antigo autarca "deixou um memorável legado no concelho".

Em comunicado, a Câmara Municipal de Guimarães, no distrito de Braga, manifestou pesar pelo falecimento do antigo autarca, nascido na década de 1930 e que liderou o município entre 1977 e 1979.

"O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, apresenta as mais sentidas condolências e manifesta o profundo pesar à família de Edmundo António Ribeiro Marques de Campos pelo seu falecimento, esta segunda-feira, 7 de novembro, deixando um memorável legado no concelho de Guimarães, no mandato que desempenhou como presidente entre 1977 e 1979", refere a autarquia.

A câmara lembra que, em 2015, "foi atribuída a Medalha de Honra do Município de Guimarães a Edmundo Marques de Campos, em sinal de reconhecimento pela ação interventiva e fundamental no desenvolvimento do concelho".

"Edmundo Marques de Campos nasceu em Arcos de Valdevez [Viana do Castelo] na década de 1930, por ter sido aí que sua mãe estava colocada como professora, passando a residir em Guimarães aos dois meses de idade, no seio de uma família que tinha como referencial a memória do avô paterno, o advogado António Marques, que tinha sido vice-presidente da câmara municipal presidida pelo padre João Oliveira Guimarães, Abade de Tagilde, entre 1905 e 1907", lê-se na nota.

Em dezembro de 1976, Edmundo Marques de Campos foi eleito, como candidato do Partido Socialista, presidente da Câmara Municipal para o mandato 1977/1979.

Nesse mandato, segundo a autarquia, "merecem especial referência" várias decisões, nomeadamente "a aquisição do Palácio de Vila Flor para as instalações provisórias da Universidade do Minho, decisiva para a concretização de Guimarães como cidade universitária, num tempo em que a localização de todos os cursos em Braga era defendida pela Reitoria universitária".

A Câmara Municipal de Guimarães indica que as cerimónias fúnebres realizam-se na terça-feira, pelas 16:00, na Capela de Nossa Senhora de Fátima em Areia, na localidade de Árvore, concelho de Vila do Conde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+