Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entidade Reguladora investiga troca de cadáveres no Hospital de Faro

07 nov, 2022 - 18:05 • Lusa

De acordo com o centro hospitalar a situação levou a que um dos corpos fosse indevidamente recolhido pela agência funerária e posteriormente cremado.

A+ / A-

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) abriu um processo de avaliação às circunstâncias em que ocorreu uma troca de cadáveres na morgue do Hospital de Faro, que levou um deles a ser indevidamente recolhido e depois cremado.

"A Entidade Reguladora da Saúde, no âmbito das suas competências, procedeu à abertura de um processo de avaliação das circunstâncias em que a ocorrência decorreu", disse à agência Lusa fonte da entidade.

De acordo com uma nota hoje enviada às redações pelo conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), a troca na identificação de dois doentes falecidos no Hospital de Faro ocorreu no dia 3 de novembro.

De acordo com o centro hospitalar - que agrega as unidades de Faro, Portimão e Lagos -, a situação levou a que um dos corpos fosse indevidamente recolhido pela agência funerária e posteriormente cremado.

Na sequência desta ocorrência, o conselho de administração do CHUA abriu um inquérito interno ao caso e "colocou os seus cargos à disposição", lê-se na nota.

A administração do CHUA assegura que o procedimento de confirmação e verificação da identidade dos falecidos naquele centro hospitalar "obedece a várias normas de segurança, bem definidas na instituição, pretendendo o inquérito apurar os factos que estiveram na origem do erro e implementar alterações que se afigurem como necessárias".

A direção do hospital adiantou que já contactou as famílias, "lamentando profundamente o sucedido e tendo disponibilizado todo o apoio e suporte psicológico necessários".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+