Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atualização dos pagamentos permite à rede de Cuidados Integrados "pensar no alargamento"

06 nov, 2022 - 16:47 • Filipa Ribeiro

Manuel Lemos sublinha que esta "corresponde a uma proposta que negociamos com o ministro".

A+ / A-

O presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos, saúda decisão do Governo que passa por atualizar e reforçar os pagamentos às unidades da rede de cuidados integrados.

“Vai permitir olhar para o alargamento da rede com outro pensamento”, salienta Manuel Lemos, à Renascença.

O Ministério da Saúde avançou este domingo com novas atualizações nas tabelas de pagamentos feitos à rede de cuidados integrados. O anúncio foi feito inicialmente pelo ministro da Saúde, que à margem de uma visita a Valpaços – distrito de Vila Real, indicou que será feito um reforço de 5,5% nos pagamentos às unidades de cuidados de média duração e de 15,3% nas unidades de cuidados prolongados.

De acordo com Manuel Pizarro esta atualização permitirá as instituições a ultrapassarem parte dos aumentos dos custos com energia e alimentação.

Em reação, Manuel Lemos sublinha que esta "corresponde a uma proposta que negociamos com o ministro".

"É evidente que na negociação nunca se trata apenas do que uma das partes quer, mas penso que hoje é um dia positivo para o sector e que a atualização que nos vai permitir olhar para o alargamento da rede com outro pensamento e esperança", confessou Manuel Lemos.

No início do próximo ano será ainda formado um grupo de trabalho para avaliar o comportamento da economia, de acordo com Manuel Lemos esse foi um dos pontos já acordados “para que no início do próximo ano se olhe para os preços reais e para a inflação para que eventualmente seja feito um novo acordo para compensar” as unidades de cuidados integrados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+