Tempo
|
A+ / A-

Ataque informático atinge Câmara da Figueira da Foz

07 nov, 2022 - 16:36 • Lusa

O presidente Pedro Santana Lopes diz que serão necessários “alguns dias” para que o gabinete informático consiga repor a normalidade. Os serviços não foram encerrados, mas estão condicionados.l

A+ / A-

Um grave ataque informático ao município da Figueira da Foz atingiu no domingo a generalidade dos serviços, disse esta segunda-feira à agência Lusa o presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes.

Segundo o autarca, serão preciso “alguns dias” para que o gabinete informático consiga repor a normalidade e faça o levantamento do que se terá perdido, uma vez que o ataque atingiu “alguns backups”.

“Não encerrámos os serviços, mas é impossível consultar processos e os munícipes estão a ser informados”, disse Santana Lopes, salientando que pediu aos trabalhadores para se manterem nos seus postos.

O presidente da autarquia adiantou que o município cumpre os requisitos de cibersegurança e que foram notificadas as entidades competentes e efetuada participação à Polícia Judiciária.

O ataque, de acordo com o autarca, foi iniciado no sábado e concretizado no domingo, afetando os serviços todos.

Até à tarde desta segunda-feira, ainda não tinha sido reivindicado nenhum resgate por parte dos piratas informáticos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+