Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa. Videovigilância no Bairro Alto autorizada até 2025

04 nov, 2022 - 14:41 • Lusa

A entidade responsável pela gestão do sistema é o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

A+ / A-

A autorização de utilização do sistema de videovigilância no Bairro Alto, em Lisboa, em funcionamento desde 2014, foi renovada até 2025, através de um despacho publicado esta sexta-feira em Diário da República.

O Bairro Alto foi a primeira zona de Lisboa onde foi implementado o sistema de videovigilância, inicialmente autorizado em despacho datado de 2009, tendo entrado em funcionamento em 22 de maio de 2014.

A autorização de funcionamento tem sido objeto de sucessivas renovações, desde então, por períodos de dois anos, tendo ficado estabelecido agora que o sistema poderá ser utilizado por um período de três anos, contabilizados a partir de 23 de novembro de 2022.

De acordo com o despacho publicado, a Direção Nacional da PSP requereu, conforme o previsto na lei, a renovação da autorização do sistema, apresentando para o efeito “elementos comprovativos da manutenção dos fundamentos invocados para a concessão da autorização, designadamente o relatório sobre a criminalidade registada no Bairro Alto, com indícios da criminalidade denunciada”.

No despacho assinado pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, é aprovada a renovação da autorização do sistema de videovigilância, lembrando que o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP é a entidade responsável pela gestão do sistema.

De acordo com o documento, o sistema de videovigilância funcionará “ininterruptamente, vinte e quatro horas por dia, em todos os dias da semana” e, sempre que se verifique uma situação de perigo concreto para a segurança de pessoas e bens, “é permitida a captação e gravação de som”.

Ainda segundo o despacho, apenas é possível utilizar câmaras fixas, não é permitida a utilização de câmaras ocultas e deverá ser efetuado o barramento dos locais privados “impedindo a visualização de, designadamente, portas, janelas e varandas”.

“Os procedimentos de segurança a adotar pela entidade responsável devem incluir seguranças lógicas de acesso ao sistema”, além de que “todas as operações deverão ser objeto de registo” e os relatórios devem “reportar todas as anomalias detetadas e devem ser arquivadas por um período mínimo de dois anos”, lê-se no despacho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+