Tempo
|
A+ / A-

Relatório

Centros de Saúde ainda não recuperaram impacto da pandemia de Covid-19

04 nov, 2022 - 10:36 • Redação com Lusa

A percentagem de utentes com médico de família caiu 3,9% entre 2017 e 2021, segundo a Entidade Reguladora da Saúde.

A+ / A-

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considera que os Cuidados de Saúde Primários ainda não recuperaram do impacto negativo da Covid-19.

As consultas presenciais começaram a aumentar em março do ano passado, mas ainda não chegaram aos valores pré-pandemia.

A ERS analisou o acesso aos Cuidados de Saúde Primários considerando indicadores relativos ao acesso a médico de família, consultas médicas e de enfermagem, acompanhamento do utente com doença crónica e cuidados de prevenção.

Da análise às reclamações recebidas, resultou que a ARS LVT e a ARS Algarve apresentaram "o maior rácio de reclamações no ano de 2021 por população", designadamente quanto ao tema do acesso.

O relatório divulgado esta sexta-feira indica ainda que estão a aumentar os portugueses sem médico de família - entre 2017 e 2021 o número cresceu quase 4%.

A ERS aponta para "assimetrias importantes" no país. É na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte que maior percentagem de utentes tem médico de família. Em polo oposto encontram-se o Algarve e a Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Em Portugal Continental, o número de utentes inscritos com médico de família tem caído nos últimos anos. Em 2017 esse valor era de 92,7% e no ano passado era de 88,8% (menos 3,9 pontos percentuais).

No documento divulgado, a ERS indica também que, a nível nacional, a taxa de utilização de consultas médicas caiu 1,6 pontos percentuais em 2020, tendo registado um "aumento pouco expressivo" no ano passado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+