Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tripulantes de cabine da TAP marcam greve para 8 e 9 de dezembro

03 nov, 2022 - 16:36 • Ricardo Vieira

Uma greve na TAP "é o pior que poderia acontecer num momento em que a empresa está a recuperar", afirma o ministro Pedro Nuno Santos.

A+ / A-

Os tripulantes de cabine da TAP aprovaram esta quinta-feira um pré-aviso de greve para os dias 8 e 9 de dezembro. A notícia foi avançada pela SIC Notícias.

Os dois dias de greve em dezembro foram aprovados em assembleia-geral do Sindicato Nacional Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

A assembleia-geral destinou-se a “debater o atual momento da empresa e apresentar as conclusões retiradas pela direção sobre a proposta de AE [Acordo de Empresa] enviada pela TAP, além de deliberar eventuais medidas a tomar”, nomeadamente a convocação de uma greve.

O sindicato dos tripulantes justificou o pedido de convocatória com os “sistemáticos atropelos” ao Acordo de Empresa em vigor e ao Acordo Temporário de Emergência.

A isso somam-se a “falta de respeito que a TAP tem vindo a ter perante os tripulantes” e as “mais do que questionáveis decisões de gestão que acabam por ter um impacto direto e indireto” na vida destes trabalhadores.

Em declarações no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, declarou que uma greve era o pior que podia acontecer na TAP, nesta altura.

"É o pior que poderia acontecer num momento em que a empresa está a recuperar e a dar os primeiros sinais positivos dessa recuperação", afirmou Pedro Nuno Santos.

A TAP anunciou na quarta-feira um prejuízo de 91 milhões de euros nos nove primeiros meses do ano, de acordo com as contas apresentadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A companhia amealhou receitas entre julho e setembro. Segundo as contas apresentadas, no terceiro trimestre registaram-se lucros de 111,3 milhões de euros - uma melhoria de 182,8% face aos prejuízos de 134,5 milhões de euros registados em igual período de 2021.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+