Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Censos Sénior da GNR

Mais de 44.500 idosos que vivem sozinhos ou isolados

03 nov, 2022 - 07:58 • Lusa

Vila Real, Guarda, Viseu são os três distritos com mais casos sinalizados.

A+ / A-

Mais de 44.500 idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, foram sinalizados pela GNR na Operação "Censos Sénior 2022", que decorreu em outubro.

Em comunicado enviado às redações, a GNR explicou que esta operação visa garantir ações de patrulhamento e sensibilização à população mais idosa que vive sozinha e/ou isolada, alertando-a para a necessidade de adotar comportamentos de segurança, reduzindo o risco de se tornar vítima de crimes, sobretudo violência, burla e furto.

Vila Real (5.353), Guarda (5.243), Viseu (3.586), Faro (3.527), Bragança (3.411), Beja (3.346), Portalegre (2.985) e Évora (2.924) foram os distritos onde mais idosos foram sinalizados.

Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável. No total, foram sinalizados 44.511 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade.

Na edição de 2022 da Operação "Censos Sénior", a GNR realizou 305 ações em sala e 3.017 ações porta a porta, abrangendo um total de 26.527 idosos.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação "Censos Sénior", a GNR tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando "um apoio mais próximo" à população idosa, o que contribui para "criar um clima de maior confiança e empatia entre os idosos e os militares da GNR", servindo a iniciativa para também aumentar o sentimento de segurança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+