Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

MAI

Governo vai alterar OE 2023 para prolongar renovação automática das autorizações de residência

02 nov, 2022 - 11:23 • Manuela Pires com redação

Ministro da Administração Interna adianta que lei que vai criar a Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA) estará concluída ainda este mês, para avançar com a reestruturação do SEF em 2023.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna revelou esta quarta-feira que a renovação automática das autorizações de residência vai ser prolongada a todo o ano de 2023.

Em resposta a uma questão colocada pelo PCP sobre os atrasos no atendimento no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), José Luís Carneiro disse que o Governo está a preparar uma alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE 2023) para garantir que a renovação automática continua em vigor no próximo ano.

"Tomámos a decisão de renovar as autorizações de residência de forma automática até dia 31 de dezembro e, em diálogo com a senhora ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, está previsto que, por força de proposta que seja desenvolvida aqui por parte do Parlamento, possamos integrar uma norma na proposta de Orçamento do Estado, tendo em vista garantir que este mecanismo de automaticidade possa prolongar-se por todo 2023, no que concerne à renovação das autorizações de residência, ou seja, para cidadãos cujos dados biométricos já estejam recolhidos e cuja documentação já é conhecida pelo SEF."

Na apreciação do OE 2023 na especialidade, o ministro da Administração Interna adiantou também que, ainda este mês, vai estar concluída a lei que vai criar a Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), que permitirá avançar com a reestruturação do SEF.

"Pretendemos ter o modelo legislativo da APMA concluído durante o mês de novembro, por forma a que, em dezembro, seja possível encetar o processo de diálogo com as estruturas representativas dos trabalhadores [do SEF]", adiantou José Luís Carneiro.

A extinção do SEF foi adiada até à criação da APMA, que será assim concretizada em 2023. Nesse âmbito, as competências de policiamento do SEF vão passar para a PSP, GNR e Polícia Judiciária (PJ), e as atuais competências administrativas relativas a cidadãos estrangeiros passam a ser exercidas pela APMA e pelo Instituto dos Registos e do Notariado.

A extinção do SEF foi decidida pelo anterior Governo e aprovada na Assembleia da República em novembro de 2021, tendo já sido adiada por duas vezes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alvaro jose ferreira
    13 abr, 2023 lisboa 12:50
    qual sao os meses que esta liberado pra fazer renovacao do titulo,meu titulo venceu dia 07 04 2023 e nao consigo fazer renovacao automatica

Destaques V+