Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Enfermeiros regressam às greves em novembro

02 nov, 2022 - 11:01 • Redação com Lusa

Protesto deve acontecer a 17, 22 e 23.

A+ / A-

Os enfermeiros marcaram greves para os dias 17, 22 e 23 de novembro. O anúncio feito pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), após mais uma reunião no Ministério da Saúde.

“Naturalmente, nestes dias serão cumpridos os serviços mínimos e até ao dia da greve estaremos disponíveis para reunir a qualquer momento com vista a encontrar uma boa solução”, disse Carlos Martins à SIC Notícias, à saída do segundo encontro com a equipa do ministro Manuel Pizarro.

No total, vão ser quatro dias de protesto, pois o SEP já tinha agendado uma greve para dia 18.

Sindicatos dos enfermeiros e Ministério da Saúde voltaram, esta quarta-feira, à mesa das negociações para tentarem chegar a acordo sobre os termos da reposição dos pontos para efeitos de progressão na carreira.

Esta ronda negocial é a segunda com a nova equipa do ministro Manuel Pizarro, depois de um primeiro encontro realizado em 26 de outubro que serviu para o Governo apresentar, em reuniões separadas, a sua proposta concreta às várias estruturas sindicais.

Nestas negociações, que estiveram suspensas devido à demissão da anterior ministra da Saúde, Marta Temido, no final de agosto, está em causa a reposição dos pontos perdidos pelos enfermeiros aquando da transição para a nova carreira para efeitos de progressão.

Para o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) e para o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor), também a questão dos retroativos está a provocar um "impasse" neste processo e deverá estar em cima da mesa na reunião de hoje.

Estas duas estruturais sindicais alegam que está em causa o descongelamento dos pontos a 1 de janeiro de 2018, mas o "ministério só quer dar os retroativos a 1 de janeiro de 2022".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+