Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Administração Interna

Criminalidade geral subiu face a 2019, mas crimes graves e violentos caíram 5,3%

02 nov, 2022 - 09:47 • Manuela Pires com redação

Dados foram revelados pelo ministro da Administração Interna, que no Parlamento destacou aumento de 220 milhões de euros no orçamento da tutela para 2023.

A+ / A-

A criminalidade geral subiu este ano 1,3% em relação a 2019, último ano pré-pandemia, enquanto a violenta e grave diminuiu 5,3%, revelou esta quarta-feira, no Parlamento, o ministro da Administração Interna.

“Os índices da criminalidade em 2022, quando comparados com 2019, transmitem-nos confiança nesse caminho. Apesar de uma ligeira subida da criminalidade geral em 1,3%, a criminalidade violenta e grave diminuiu, até agora, 5,3%”, precisou José Luís Carneiro, durante a apreciação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).

O ministro destaca, contudo, que neste contexto de subida da criminalidade geral "uma das áreas que está a ter um crescimento muito significativo tem a ver com condução com carta caducada".

Na sua intervenção inicial, o governante sustentou que esta proposta orçamental pretende assegurar “o propósito de Portugal continuar a ser um dos países mais seguros do mundo, apesar do exigente e incerto contexto externo” que se vive.

Nesse sentido, o governante deu conta de que, face a 2022, o orçamento da administração interna para 2023 “cresce 220 milhões de euros, para um total de 2.601 milhões de euros”.

SEF reestruturado e mais esquadras

Carneiro indicou também que a reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai avançar no ano que vem, o que vai permitir "separar as funções policiais das funções de integração, acolhimento e asilo".

Em 2023, adiantou o ministro, será ainda concretizado "o desenvolvimento e a implementação da interoperabilidade dos sistemas de controlo de fronteira no contexto do sistema de informações de Schengen e as adaptações tecnológicas necessárias à entrada em funcionamento do sistema de entradas e de saídas do sistema europeu de informação e de autorização de viagem".

Ainda em declarações aos deputados, o ministro da Administração Interna destacou o reforço dos equipamentos das forças de segurança pública, incluindo a construção de novas esquadras da Polícia de Segurança Pública (PSP).

"No quadro da programação de investimentos, executar 140 milhões de euros no incremento dos meios à disposição das forças e do serviço de segurança, num investimento que, como se sabe, até 2026 andará na ordem dos 607 milhões de euros", elencou o ministro.

A título de exemplo, adiantou José Luís Carneiro, "nos próximos dias, iremos assinar protocolos e contratos interadministrativos tendo em vista garantir o financimento nos municípios de Alpiarça, Loulé e Guimarães, e também inaugurar a esquadra da PSP no Barreiro".

[atualizado às 11h45]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+