Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais no Brasil. Cerca de três mil eleitores na abertura das urnas em Lisboa

30 out, 2022 - 09:00 • Redaçoão com Lusa

No Brasil, Jair Bolsonaro estava na sua secção à hora em que as urnas abriram.

A+ / A-

Milhares de brasileiros já votam em Portugal para a segunda volta das eleições presidenciaiis.

As mesas de voto abriram às 8h00 e em Lisboa cerca de três mil pessoas já esperavam para exercer o seu direito de voto que no Brasil é obrigatório.

São 58 as mesas disponíveis na Faculdade de Direito, na Alameda da Universidade em Lisboa.

No Brasil, todas as assembleias de voto abriram às 8h00 de Brasília (11h00 em Portugal continental), numa espécie de subordinação de todas as mesas ao fuso horário da capital.

Os mais de 156 milhões de eleitores poderão votar até às 17h00 de Brasília nas mais de 570 mil urnas eletrónicas espalhadas por 5.570 cidades do país.

Lula da Silva, cujas sondagens colocam como o favorito à vitória, deverá votar na Escola Estadual Dr. Joao Firmino Correia de Araújo, em São Paulo. Por volta das 17h00, o ex-Presidente brasileiro segue para o Hotel Intercontinental, na cidade paulista, onde acompanhará a votação. Às 20h30 tem prevista uma declaração à imprensa.

Jair Bolsonaro votou à hora de abertura das mesas de voto, no Rio de Janeiro, na Escola Municipal Rosa da Fonseca, devendo seguir para o Palácio da Alvorada, em Brasília, para acompanhar o processo eleitoral.

Na primeira volta das eleições realizadas em 2 de outubro, Lula também era o principal favorito e venceu mesmo a primeira com 48,4%. Contudo, as sondagens não descortinam a força de Jair Bolsonaro que acabou com 43,2%.

Em causa nestas eleições estão duas personalidades antagónicas que dividiram o país em dois numa polarização nunca antes vista na sociedade brasileira.

Para além das eleições presidenciais há também segunda volta para escolher governadores dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, o maior colégio eleitoral do país com 34 milhões de eleitores e que põe frente a frente o candidato apoiado por Lula, Fernando Haddad, e o apoiado por Bolsonaro, Tarcísio de Freitas.

Em oito cidades do país os eleitores escolhem ainda os novos prefeitos e vice-prefeitos.

O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos e facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+