Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Voos noturnos em Lisboa mais do que duplicaram na última semana

26 out, 2022 - 11:50 • Diogo Camilo

Durante a primeira semana de situação excecional foram realizados 244 voos noturnos, quando o limite era de apenas 168. Em média, um avião sobrevoou Lisboa a cada dez minutos entre as 00h00 e as 6h00.

A+ / A-

Os voos noturnos em Lisboa mais do que duplicaram durante a primeira semana em que entrou em vigor a portaria que permite movimentos aéreos no aeroporto Humberto Delgado entre as 0h00 e as 6h00.

Segundo a associação ambientalista ZERO, foram registados um total de 244 voos noturnos entre 18 e 23 de outubro, mais de duas vezes acima do limite de 91 voos noturnos por semana, definido pelo Governo.

Na portaria que implementa a situação excecional, o Governo definiu a previsão de um limite máximo de movimentos semanais de 168 voos noturnos na semana entre 18 e 23 de outubro e de 86 voos noturnos, na semana entre 24 e 30 de outubro, que terão sido ultrapassados.

Em média, 35 aviões sobrevoaram a cidade de Lisboa todas as noites, no período entre a meia-noite e as seis horas da madrugada, o que significa seis aviões por hora e um a cada dez minutos, “produzindo altíssimos e intoleráveis níveis de ruído para o descanso dos cidadãos”, acrescenta a ZERO.

A associação ambientalista detetou ainda que, entre as 2h00 e as 5h00, em que não seria permitido acomodar eventuais atrasos, realizaram-se pelo menos 25 operações de aterragem ou descolagem no aeroporto Humberto Delgado.

O regime de exceção foi autorizado pelo Governo e estará em vigor até 28 de novembro, de maneira a permitir a atualização do sistema de controlo do tráfego aéreo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+