Tempo
|
A+ / A-

Mais de 850 medicamentos em falta? Infarmed garante que "esmagadora maioria" tem substituição

26 out, 2022 - 19:20 • Redação

Bastonário da Ordem dos Médicos diz ser necessária uma gestão de stocks mais eficiente.

A+ / A-

O Infarmed garante que a esmagadora a maioria dos medicamentos em rutura nas farmácias portuguesas “tem alternativas disponíveis na mesma substância ativa”.

A resposta da Autoridade do Medicamento surge depois de o Jornal de Notícias ter avançado que haverá mais de 850 medicamentos em falta nas farmácias e que, desses, 30 não têm substituição terapêutica em Portugal.

No comunicado enviado às redações, o Infarmed refuta esse dado, assegurando que a situação estará a ter um “um impacto baixo na saúde dos doentes”.

No entanto, esta é uma situação que deixa preocupado o bastonário da Ordem dos Médicos.

Miguel Guimarães reconhece que a rutura de medicamentos está a levar os médicos a optarem por outros tratamentos para os doentes.

"Uma coisa é não haver a possibilidade de quem produz, produzir mais a nível internacional. Outra coisa é tentar perceber que um medicamento está a ser utilizado com mais frequência do que aquilo que era previsível", diz o bastonário, em declarações à Renascença.

Miguel Guimarães considera, por isso, ser "importante que quem tem a missão de monitorizar a utilização de medicamentos tenha uma atitude mais proativa na prevenção e a monitorização efetiva do que está a acontecer, para poder, atempadamente, corrigir o que é preciso corrigir".

Um dos medicamentos em falta nas farmácias é o Ozempic, indicado para o tratamento da diabetes tipo 2.

No entanto, está a ser usado para a redução de peso, situação que estará na origem da rutura de stock.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+