Tempo
|
A+ / A-

APCP

Lei da Eutanásia é "extemporânea" quando há 70 mil doentes sem acesso a cuidados paliativos

26 out, 2022 - 23:23 • João Malheiro

Catarina Pazes avisa que a atual crise económica não pode afetar o investimento nos cuidados de saúde.

A+ / A-

A presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) diz que a discussão sobre a Lei da Eutanásia é "extemporânea" quando há, neste momento, 70 mil doentes sem acesso a cuidados paliativos.

Os números da APCP, divulgados esta quarta-feira, "têm peso" e refletem que "é incompreensível a pressa sobre um tema que não é de todo prioritário".

À Renascença, Catarina Pazes defende que "é preciso resolver problemas de acesso a cuidados de Saúde e a cuidados sociais" e que, antes de se discutir a morte medicamente assistida, é necessário "acautelar o acesso aos cuidados paliativos que evitam precisamente sofrimento que leva a soluções limite".

“Estamos a falar de cerca de 70 mil pessoas em processo de intenso sofrimento que não tem acesso aos cuidados de que necessitam”, alertou ainda, ao questionar “qual seria a resposta dos governantes” se esta situação se colocasse em áreas como a cardiologia, a neurologia ou a oncologia.

A presidente da APCP reconhece que Portugal enfrenta um cenário difícil, devido à inflação e ao aumento do custo de vida, mas refere que "isso não nos pode impedir como país de garantirmos a todos os cuidados que são necessários para que as pessoas sejam empurradas para outro tipo de respostas".

Os seis candidatos a bastonário da Ordem dos Médicos (OM) foram unânimes esta quarta-feira quanto à criação da especialidade de medicina paliativa para responder às necessidades e aos problemas de uma população envelhecida e dos mais vulneráveis.

Catarina Pazes reage com agrado, realçando que a criação desta especialidade "seria completamente natural".

"É aquilo que o país precisa e é uma necessidade para que haja uma evolução no desenvolvimento da área no terreno", conclui.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anônima...
    30 abr, 2023 Lisboa 12:07
    Democracia lenta para convenir deselegância à constituição porque Pessoas Viciadas no Governo Corrompendo a ignorância a que mtos se prendem à treta do folclore do Media. ....

Destaques V+