Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

José Manuel Boavida

Pode haver uma "explosão de custos" de medicamentos contra a obesidade e a diabetes

25 out, 2022 - 00:25 • João Malheiro

O fármaco produzido pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk está a ter problemas de escassez em Portugal e em outros países. O presidente da Associação Protetora de Diabéticos de Portugal perspetiva um desafio político "não só nacional, mas também internacional" para garantir o acesso de uma população cada vez mais obesa e diabética aos novos medicamentos.

A+ / A-
Entrevista a José Manuel Boavida, presidente da Associação Protetora de Diabéticos de Portugal
Entrevista a José Manuel Boavida, presidente da Associação Protetora de Diabéticos de Portugal

O presidente da Associação Protetora de Diabéticos de Portugal, José Manuel Boavida, antecipa uma "explosão de preços" dos medicamentos contra a obesidade e a diabetes.

José Manuel Boavida diz, à Renascença, que as farmacêuticas estão a preparar fármacos que já servem para a diabetes que vão agora ser usados também para tratar a obesidade.

"São mais fortes e eficazes e isso também implica que vão ser mais caros", realça.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse, esta segunda-feira, que a prescrição de um medicamento para a diabetes tipo 2 vai ficar mais rigorosa para evitar que os fármacos sejam dispensados a pacientes que não sofram desta doença.

O fármaco produzido pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk está a ter problemas de escassez em Portugal e em outros países.

O especialista perspetiva um desafio político "não só nacional, mas também internacional" para garantir o acesso de uma população cada vez mais obesa e diabética aos novos fármacos.

"Como é que pudemos introduzir inovação e medicamentos mais caros para populações que já não são os 13% dos diabéticos, em Portugal, mas são 30% de pessoas com obesidade ou 60% com excesso de peso?", questiona.

José Manuel Boavida garante também que, mesmo com a escassez do atual medicamento da Novo Nordisk, ainda há outras formas de tratar a diabetes no mercado português.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+