Tempo
|
A+ / A-

​Militares montam tribuna pública para denunciar saídas e problemas remuneratórios

25 out, 2022 - 14:42 • Liliana Monteiro

Espaço estará junto ao Ministério das Finanças. Militares contestam falta de negociações salariais e de planos para cativar e reter militares nos vários ramos, num ano em que já saíram das Forças Armadas mais de mil elementos.

A+ / A-

Vários militares, suportados pelas associações de oficiais, sargentos e praças, realizam às 17h30 desta terça-feira uma tribuna pública em frente ao Ministério das Finanças, em Lisboa, para denunciar problemas remuneratórios.

“Não é uma manifestação”, explica António Mota, presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), esclarecendo que “vai ser denunciada a situação grave das Forças Armadas, dificuldades de recrutamento e retenção, ausência de negociação remuneratória, horários de referência que os militares não têm”.

A cada dia o número de efetivos militares piora, assegura este militar, fazendo contas às entradas e saídas.

“O número de militares que entram no recrutamento não compensa o número de saídas, quer dos que passam à situação de reserva e reforma, quer o número de contratados", explica António Mota, lembrando que "a maioria das Forças Armadas tem contratados".

O presidente da AOFA garante que "as Forças Armadas têm vindo a perder mil militares por ano" e que, "desde 2011, já perderam 30% do efetivo global e os números deste ano são piores, saíram 1.100", revela, referindo-se a dados de setembro.

Os militares lamentam a inexistência de um calendário negocial e asseguram que receberam “apenas um telefonema do secretário de Estado da Defesa a dizer que um dia destes, e foi mesmo essa a expressão, haverá uma reunião para que sejam apresentadas decisões do Ministério da Defesa relativas aos aumentos, se é que os vai haver, para 2023".

António Mota contesta que “todos os anos na concertação social, os sindicatos que representam os funcionários públicos, estejam à mesa das negociações", quando "o mesmo não acontece com os corpos especiais que não estão representados".

"Os Ministérios têm a obrigação legal de fazer reuniões de acerto e negociação com os corpos especiais, é o que acontece com os juízes, magistrados, SEF, PSP e GNR”, exige.

O presidente da AOFA fala na inexistência de diálogo com o Ministério da Defesa e assegura “que os valores na proposta para a Defesa são insuficientes e não dão nem para manter o efetivo que existe".

"O cálculo está feito a prever que em 2023 se continua a reduzir o efetivo e por isso achamos importante esta tribuna em frente ao Ministério das Finanças que também tem muita culpa desta situação”, remata.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+