Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 30% dos técnicos de emergência pré-hospitalar abandonam profissão

25 out, 2022 - 18:55 • Lusa

Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar pede aos deputados que emendem falta de interesse destes profissionais, no Orçamento do Estado para 2023.

A+ / A-

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) alertou esta terça-feira para um abandono da profissão “muito acima dos 30%” e pediu aos deputados para corrigirem a falta de atratividade da carreira no Orçamento do Estado para 2023.

A profissão “passa por elevadas dificuldades, muito causadas pela elevada taxa de abandono, muito acima dos 30%. Já era assim antes da pandemia, agravou-se e com tendência para piorar”, adiantou o presidente do sindicato na Assembleia da República, onde foi ouvido da Comissão de Saúde a pedido do PSD.

Segundo Rui Lázaro, esta situação faz com que ambulâncias fiquem “paradas por falta de técnicos” e que, nas centrais de emergência do INEM, “já se comecem a sentir dificuldades ao nível da operacionalização dos postos de trabalho”.

O dirigente sindical disse que os deputados têm a “responsabilidade, com as propostas e com as leis que fazem na Assembleia da República, de tentar, ainda a tempo do Orçamento do Estado, corrigir estas dificuldades”.

De acordo com o presidente do STEPH, é urgente tornar um “pouco mais atrativa" a carreira de técnico de emergência pré-hospitalar para que a “elevada taxa de abandono possa diminuir e para que os concursos que têm sido abertos e que têm ficado praticamente vazios possam ser preenchidos”.

“Técnicos altamente qualificados, que trabalham de dia e de noite, 365 dias por ano, à chuva e ao vento, com a responsabilidade de, nas nossas ações, estar a vida e a morte dos portugueses, que fazem exames complementares de diagnóstico nas ocorrências e preparam e administram medicação, a ganhar o que é hoje o salário mínimo nacional, convenhamos que é no mínimo desadequado”, alertou.

Na mesma linha, o presidente do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais adiantou que se regista “um grande abandono desta atividade”, uma vez que “não é apelativa, não tem carreira e não tem regime específico de reforma ou aposentação”.

“Se isso continuar assim, cada vez mais o socorro vai regredir a este nível. Neste momento, chegamos a ter ambulâncias que vão de Sintra fazer socorro à zona do Seixal, tal é a falta de pessoal neste setor”, assegurou Sérgio Carvalho.

Segundo o dirigente sindical, os bombeiros que prestam socorro às populações têm como “referência salarial o ordenado mínimo nacional”.

“É uma atividade sem subsídio de risco e é de grande desgaste diário. Num único dia, um bombeiro pode ter cinco, seis, sete, dez serviços esgotantes do ponto de vista físico e mental, além da parte técnica”, sublinhou Sérgio Carvalho.

Num requerimento de abril deste ano, o PSD pediu para a Comissão de Saúde ouvir vários sindicatos e entidades ligadas à Saúde, no sentido de permitir ao parlamento “ter uma visão mais abrangente do atual estado do setor da Saúde, bem como identificar e sinalizar as questões que carecem de atenção mais premente” dos deputados, após mais de dois anos de pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+