Tempo
|
A+ / A-

Vila do Conde. ASAE encerra restaurante com alimentos estragados e praga de baratas

24 out, 2022 - 16:19 • Diogo Camilo

Inspetores apreenderam mais de 150 quilos de alimentos "deteriorados" e instauraram processo-crime ao restaurante “por não reunir as condições mínimas de higiene”.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou um restaurante em Vila do Conde, depois de observar pragas de baratas e a venda de alimentos estragados.

Em comunicado, a ASAE dá conta de que o espaço não reunia “as condições mínimas de higiene e técnico-funcionais para manipulação e comercialização de géneros alimentícios, colocando dessa forma, em perigo a saúde pública”.

Na operação de fiscalização foram apreendidos 151 kg de alimentos, no valor de 45 euros, que foram considerados “deteriorados ou com modificações de natureza e qualidade, resultantes do frio e da má conservação” após perícia de um médico veterinário.

A ASAE instaurou ainda um processo-crime por comercialização de géneros alimentícios “anormais avariados” e determinou a suspensão do restaurante, “por não reunir as condições mínimas de higiene”, nas zonas de confeção de alimentos, acrescentando que foi verificada a existência de uma “praga de insetos (baratas) que são potenciais portadoras de salmonelas causadoras de doenças como a disenteria, gastroenterite e febre tifoide”.

O restaurante, situado num complexo industrial, vendia refeições através de “take-away” em plataformas digitais e realizava serviço de refeições à mesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+