Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Creche gratuita abrange 37 mil crianças no setor social

24 out, 2022 - 17:40 • Ana Carrilho

Dados foram avançados pela ministra da Segurança Social. A despesa da Segurança Social em 2023 vai crescer para os 32 mil milhões de euros, são mais 1,3 mil milhões em relação a este ano, indicou Ana Mendes Godinho, no Parlamento.

A+ / A-

A gratuitidade das creches, implementada em setembro, já abrange 37 mil crianças do setor social, revelou esta terça-feira, no Parlamento, a ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Em janeiro, será alargado também ao setor privado, quando for necessário, referiu a ministra.

“No próximo ano, previsivelmente, teremos 70 mil crianças abrangidas, em 2024 serão 100 mil crianças”, disse Ana Mendes Godinho, na audição conjunta das Comissões de Orçamento e Finanças e Trabalho.

A ministra revelou ainda que os trabalhadores estrangeiros com declarações à Segurança Social aumentaram de 110 mil em 2015 para 530 mil, ou seja, 12% do total.

A taxa de emprego está a subir acima da média europeia e a de desemprego de 6% está ao mesmo nível da média europeia e é mais baixa do que na Zona Euro, indicou Ana Mendes Godinho. A taxa de desemprego jovem (16,7%) é a mais baixa dos últimos 20 anos.

“Maior investimento social de sempre”

A despesa da Segurança Social em 2023 vai crescer para os 32 mil milhões de euros, são mais 1,3 mil milhões em relação a este ano, indicou a ministra, no Parlamento.

“Este orçamento da Segurança Social em 2023 representa em termos de despesa o orçamento com o maior investimento social de sempre, ultrapassando os 32 mil milhões de euros em termos de despesa em investimento social. Se compararmos com o ano de 2022, este orçamento também representa um aumento significativo de mais 1,3 mil milhões de euros face a 2022”, declarou.

Governo volta a negar corte nas pensões

A ministra do Trabalho e Segurança Social, ainda, a ideia de que os pensionistas vão ter cortes nas pensões, depois de aplicada a medida de avançar meia pensão agora em outubro e em 2023.

O PSD considera que é uma “maçã envenenada”, porque os mil milhões que o Governo dá agora significa um corte de 18 mil milhões de euros a partir de 2024.

Ana Mendes Godinho diz apenas que o PSD está a fazer confusão com as contas e garante que o objetivo é que não existam cortes. E deixou a promessa de fazer ajustamentos em 2023, caso a evolução da inflação implique perda de poder de compra dos pensionistas.

“A forma como foram criadas as medidas foi para garantir que não havia qualquer corte, pelo contrário, havia a capacidade de repor o poder de compra dos pensionistas face ao momento que vivemos. Caso seja necessário, será ajustado o valor da atualização em 2023”, declarou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+