Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Valença

Deslizamento de terras limita velocidade do comboio na linha do Minho

23 out, 2022 - 14:08 • Lusa

Comboio obrigado a circular, no máximo, a 10 km por hora, num troço de acesso à ponte internacional de ligação à Galiza.

A+ / A-

Um deslizamento de terras em Valença obrigou, este domingo, a Infraestruturas de Portugal (IP) a limitar a velocidade da circulação ferroviária na Linha do Minho num troço a cerca de 300 metros da ponte internacional de ligação à Galiza.

Contactada pela agência Lusa, fonte da IP adiantou que como medida preventiva foi limitada a velocidade de circulação do comboio, a 10 quilómetros por hora" naquele troço de acesso à ponte centenária que ligada a cidade de Valença, no distrito de Viana do Castelo a Tui, na Galiza.

A mesma fonte adiantou que os técnicos da IP "estão no local a acompanhar a situação e que serão tomadas outras medidas, caso venham a ser necessárias para garantir a circulação naquela ligação internacional".

Também contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, considerou que a linha férrea, naquele troço, "ficou fragilizada, considerando não existirem condições de segurança para a circulação do comboio".

No entanto, o autarca sublinhou que é a IP que cabe decidir sobre a matéria.

O autarca adiantou que a autarquia já tem técnicos municipais no local a remover as terras que impedem a circulação viária na rua da Rainha, no lugar de Urgeira, bem como a resolver outras ocorrências, como inundações e queda de árvores que ocorreram durante a noite, devido à chuva e vento intensos que se fizeram sentir.

Nenhuma das ocorrências, referiu, José Manuel Carpinteira, causou vítimas.

Segundo o presidente da Junta da União das Freguesias de Valença, Cristelo Côvo e Arão, Diogo Mota o deslizamento de terras ocorreu durante a madrugada, e obstruiu por completo a rua da Rainha, no lugar de Urgeira, sem causar vítimas.

O autarca adiantou que o deslizamento ocorreu na freguesia de Valença, e adiantou que a Junta de Freguesia está no local a colaborar nos trabalhos de remoção da terra que se abateu sobre aquela via.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+