Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FNE. Há greve dos professores a 2 de novembro

20 out, 2022 - 10:58 • Redação

Sindicatos exigem a valorização da carreira docente, o combate à precariedade e a necessidade de promover o rejuvenescimento do setor. Protesto coincide com a intervenção do ministro da Educação no Parlamento.

A+ / A-

Os sindicatos de professores anunciaram, esta quinta-feira, uma greve nacional para 2 de novembro. Em causa, explica em comunicado a Federação Nacional de Educação, está a alegada “politica de falta de investimento e de soluções” do Orçamento do Estado para 2023 para “os principais problemas que afetam o sistema educativo e os seus profissionais”.

A FNE adianta ainda que a paralisação será “apenas uma das formas de insatisfação demonstradas pelos docentes” e que contará com “outras iniciativas a nível regional” que “serão oportunamente divulgadas”.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Federação Nacional da Educação (FNE), Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP), Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) e Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU), entre outras plataformas, exigem a valorização da carreira docente, o combate à precariedade e a necessidade de promover o rejuvenescimento do setor.

A data do protesto coincide com a intervenção do ministro da Educação, João Costa, na Assembleia da República, em defesa da proposta orçamental para o setor no próximo ano.

Para esta quinta-feira está já agendada uma declaração à comunicação social por parte do secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, às 12h00, em Coimbra.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pobres professores
    20 out, 2022 Que grandes representantes arranjaram 17:32
    E é uma greve de 1 dia que vai resolver os problemas dos Professores... Ah, pois, enganei-me, é uma greve de 1 dia, mas que se repete quando os associados começam a deixar de pagar quotas e a abandonar os sindicatos, sendo necessário fazer "prova de Vida" para os reter mais umas quotas ...
  • Deixem-se disso
    20 out, 2022 Nogueira, Rua 15:00
    Algum sindicato já veio dizer que paga o dia de greve? Mais um dia de salário que os sindicatos do Nogueira, querem oferecer ao governo ...

Destaques V+