Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo. Registadas 405 ocorrências no continente até às 19h00

19 out, 2022 - 23:31 • Lusa

Portugal continental está a ser afetado, até sábado, pelos efeitos da depressão Armand, com vento, chuva por vezes forte e persistente e agitação marítima, segundo o IPMA.

A+ / A-

A Proteção Civil registou entre as 18h00 de terça-feira e as 19h00 desta quarta-feira 405 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal continental, sendo que das quais 145 são quedas de árvores e 133 inundações.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os distritos mais afetados são o Porto, com 67, e Braga, com 65 ocorrências.

A ANEPC indicou ainda que foram contabilizadas 48 ocorrências no distrito de Lisboa.

Sobre o centro da capital portuguesa, que sofreu com inundações na semana passada, o comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, disse à Lusa que o dia "foi calmo".

"Não chegou às 46 ocorrências durante o dia inteiro, normalmente temos uma média de 50 ocorrências. Tivemos alguns períodos com 12, 13, 14 ocorrências ativas ao mesmo tempo, mas nada que se compare às que tivemos em 10 de outubro", indicou Tiago Lopes, recordando as cerca de 120 ocorrências registadas naquele dia.

Na altura, as inundações na cidade chegaram a lavar ao corte do trânsito no túnel da Avenida João XXI.

Durante a tarde, fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa adiantou que, na capital, foi registado, entre as 07h00 e as 16h45, "um total de 45 ocorrências", com situações de inundações em habitações e na via pública, sinalização de buracos e queda de árvores e de revestimentos, mas "nada de preocupante" e sem feridos.

A Proteção Civil havia registado 373 ocorrências entre as 18h00 de terça-feira e as 15h30 desta quarta-feira.

Portugal continental está a ser afetado, até sábado, pelos efeitos da depressão Armand, com vento, chuva por vezes forte e persistente e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA adiantou que os efeitos da depressão vão ser sentidos pelo menos até sábado, com vento por vezes forte, transportando uma massa de ar tropical muito húmida.

Por causa da depressão, está também prevista a ocorrência de precipitação por vezes forte e persistente e vento forte no litoral e terras altas na quinta-feira, com rajadas de vento nos períodos de maior instabilidade, podendo atingir 95 quilómetros por hora no litoral Norte e terras altas.

Está igualmente previsto um aumento significativo da agitação marítima a partir do fim da tarde de quinta-feira, com ondas de sudoeste até cinco metros.

O IPMA revelou que a depressão afetará igualmente o arquipélago da Madeira, onde se espera a ocorrência de precipitação por vezes forte e persistente, em especial na quinta-feira, assim como um aumento da agitação marítima, com ondas de noroeste com 04 metros. .

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à chuva, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e rajadas.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga têm aviso laranja por causa do vento, temporariamente forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral e terras altas, passando depois a amarelo.

Também por causa do vento, mas sob aviso amarelo estiveram até às 12h00 os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga. O mesmo aviso volta a vigorar para estes distritos entre as 06h00 e as 15h00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 04 a 05 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste entre as 03:00 de quinta-feira e as 03:00 de sexta-feira.

A costa Norte da Madeira e o Porto Santo vão estar também sob aviso amarelo por causa da agitação marítima entre as 06h00 de quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+