Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

KC 390. “Estão aqui 650 mil horas de trabalho da engenharia portuguesa”, diz Costa

19 out, 2022 - 13:00 • Liliana Monteiro

Primeiro-ministro apresentou esta manhã, na Base Aérea nº 11 em Beja, o substituto do Hercules C-130. As cinco aeronaves previstas representam investimento de 827 milhões de euros.

A+ / A-

Chegou ao nosso país no último fim de semana e foi esta quarta-feira apresentada publicamente. A aeronave KC 390 é a primeira com componentes produzidos por empresas nacionais.

Estão aqui 650 mil horas de trabalho de engenharia portuguesa”, afirmou o primeiro ministro António Costa, a quem coube mostrar o primeiro exemplo de cinco que vão dotar a Força Aérea de novos aparelhos que vão substituir os velhos Hercules C-130.

“A capacitação de um conjunto de empresas nacionais e das OGMA (industria aeronáutica de Portugal) são da maior importância para um cluster aeronáutico. É a primeira vez que a industria portuguesa produz cá componentes essenciais de uma aeronave e isto significou robustecer essa mesma industria”, garantiu António Costa.

As aeronaves foram compradas à brasileira Embraer,

por um valor de 827 milhões de euros, e o primeiro ministro diz que vão ajudar a projetar a influência de Portugal no setor da defesa.

“As forças armadas desempenham funções insubstituíveis, na garantia da soberania nacional, integridade territorial e proteção do país. É graças a elas e às múltiplas missões das forças destacadas que Portugal tem afirmado no mundo relevância internacional honrando compromissos e ajudando as forças armadas a projetar a capacidade de influência do nosso país”.

O negócio incluiu a aquisição de um simulador de voo e a manutenção e sustentação logística das aeronaves, assim como a compra de equipamentos de guerra eletrónica isto de acordo com a resolução do Conselho de Ministros de 2019.

Durante a cerimonia António Costa sublinhou o reforço no orçamento da Defesa e a importância dessa aposta nos próximos anos.

“Decidimos reforçar o orçamento da defesa em 8,3 por cento relativamente ao que estava previsto executar em 2022. Incide sobre despesas de capital, reforçando a nossa capacidade de equipar as forças armadas para as novas realidades das missões na ciberdefesa e equipamento do três ramos”.

Descreveu este como um dia importante para a força aérea e Portugal.

“Hoje é um dia importante para a força aérea, Portugal e forças armadas. Não podemos perder o foco. sabemos que os recursos do país não são ilimitados e as necessidades são múltiplas, mas para a sua subsistência, independência, integridade e projecção à escala global o investimento nas forças aramadas tem de ter posição central nos próximos anos”, acrescentou o governante.

O avião de carga e transporte será entregue à Força Aérea Portuguesa (FAP) em fevereiro de 2023, seguindo-se mais um por cada ano até fevereiro de 2027, no âmbito dos contratos.

Até março do próximo ano, será feita no país "a integração dos equipamentos NATO e certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional", segundo informação divulgada pela Força Aérea.

Portugal é o primeiro país europeu a adquirir os KC 390 com componentes fabricados no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+