Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Falta de papel atrasou 20 processos no Tribunal de Braga

18 out, 2022 - 15:52 • Lusa

Juiz admite que o problema pode voltar a registar-se se, entretanto, não for agilizado o processo de fornecimento de papel.

A+ / A-

O Tribunal de Braga foi obrigado a adiar cerca de duas dezenas de diligências processuais cíveis por causa da falta de papel, mas a situação está provisoriamente ultrapassada, disse hoje o juiz presidente da comarca.

Em declarações à Lusa, João Paulo Pereira admitiu que o problema pode voltar a registar-se se, entretanto, não for agilizado o processo de fornecimento de papel.

"Cerca de duas diligências de notificação de réus foram adiadas dois ou três dias, porque são processos que normalmente implicam a utilização de grandes quantidades de papel", explicou.

Segundo João Paulo Pereira, a comarca registou "alguma redução" de papel há cerca de um mês, mas na última quinzena chegou mesmo a uma situação de "escassez".

"Houve que racionar para que não faltasse papel para a tramitação dos processos urgentes, como aqueles que têm arguidos presos", referiu.

Entretanto, na quinta-feira houve um fornecimento de 55 caixas de papel, disponibilizadas pela comarca do Porto, devendo o problema estar resolvido até ao final desta semana.

O problema é que a contratação de papel está concentrada na Direção-Geral da Administração da Justiça (AGAJ), que, entretanto, notificou a comarca de Braga de que, excecionalmente, estava autorizada a contratar diretamente.

A comarca terá de obter três propostas e, mesmo assim, dar conta delas à AGAJ e esperar a respetiva autorização.

"Estamos à espera", disse João Paulo Pereira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+