Tempo
|
A+ / A-

Região Oeste. Reciclagem vale descontos nos transportes

17 out, 2022 - 19:21 • Lusa

O programa representa um investimento de um milhão de euros.

A+ / A-

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste lançou hoje em Torres Vedras o programa "Oeste + Recicla", em que os cidadãos vão poder trocar latas e embalagens de plástico de bebida por vales de desconto dedutíveis nos transportes públicos.

"Reciclamos o lixo que produzimos diariamente e, por outro lado, temos uma preocupação de preservar o ambiente, através da economia verde", afirmou o presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, na sessão de lançamento do projeto, indicando os benefícios da iniciativa.

Em locais estratégicos dos 12 concelhos da região Oeste, foram colocados depósitos para a recolha de latas e embalagens de plástico de bebidas não reutilizáveis, nos quais os cidadãos podem deixar os recipientes e receber em troca vales de 0,05 e 0,02 euros para descontar nos transportes públicos da região Oeste ou entre estes concelhos e Lisboa.

Em toda a região, foram colocadas 18 máquinas, uma por cada concelho e duas nos seis maiores concelhos.

Ao fim de dois meses, os municípios vão reavaliar o projeto em função da adesão da população.

"Se chegarmos à conclusão de que há vales que não são usados, vamos pensar numa outra solução como a doação dos vales a uma instituição social", disse Pedro Folgado, para quem ""a expectativa é muito alta".

O programa representa um investimento de um milhão de euros, sendo financiado a 90% pelo EEA Grants - mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu, para o qual contribuem a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega - e nos restantes 10% pelos municípios.

Em todo o país, o EEA Grants financia oito projetos nacionais que consistem em ter sistemas de depósito para reciclagem de latas e embalagens de plástico de bebidas não reutilizáveis em troca de vales de desconto.

Além da região Oeste, estão a decorrer projetos idênticos no arquipélago dos Açores, Porto Santo (Madeira), Vila Real, Lisboa, Cascais, Mafra e na Universidade de Aveiro.

O "Oeste + Recicla" é um dos dois projetos financiados pelo EEA Grants que integram parceiros tecnológicos dos países financiadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+