Tempo
|
A+ / A-

Bastonário dos Advogados pede avaliação de possível sanção disciplinar ao diretor da PJ

17 out, 2022 - 23:04 • Lusa

Diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, está inscrito na Ordem e acusou os advogados de "terrorismo judiciário" para arrastar processos.

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Advogados pediu esta segunda-feira ao Conselho de Deontologia de Lisboa para avaliar se as declarações do diretor da Polícia Judiciária justificam sanção disciplinar, após Luís Neves falar em “terrorismo judiciário” dos advogados para arrastar processos.

Num comunicado publicado no site do organismo, o bastonário, Luís Menezes Leitão, lembrou que Luís Neves está inscrito como advogado na Ordem, tendo “a inscrição suspensa a seu pedido”, e vincou que mesmo nessa circunstância está sujeito ao poder disciplinar da instituição.

“Dado que constitui dever do advogado para com a Ordem dos Advogados (…) não prejudicar os fins e prestígio da Ordem dos Advogados e da advocacia, o Conselho Geral decidiu solicitar ao Conselho de Deontologia de Lisboa a apreciação da eventual relevância disciplinar destas declarações”, refere a nota divulgada.

Em entrevista ao Observador, o diretor da Judiciária disse que nos processos de criminalidade económico-financeira há um “terrorismo judiciário, com recursos permanentes e incidentes processuais que entorpecem os autos” até uma decisão final, responsabilizando os advogados por essa situação e considerando que é uma das causas para a morosidade da justiça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao
    18 out, 2022 Gaia 08:52
    A ordem quer isso mesmo, a desordem. Isso é que dá dinheiro. A ordem deseja o caus isso é que da trabalho em ambos os lados da barricada.
  • Filipe
    17 out, 2022 évora 22:43
    Este disse isso e o presidente do supremo quer aniquilar os doentes mentais , portanto só existe uma saída : Expulsão com os ditadores ! Julgam-se acima da lei , intocáveis e denominadores no apuramento da raça humana . não respeitando as leis nem a dignidade humana .

Destaques V+