Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2023

Sindicato da PSP pede audição à comissão de Orçamento e Finanças

16 out, 2022 - 16:53 • Lusa

Associação Sindical dos Profissionais da Polícia considera que os aumentos para os polícias são “manifestamente insuficientes”.

A+ / A-

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) anunciou este domingo que vai pedir uma audição à comissão parlamentar de Orçamento e Finanças e vai continuar, até ao final do ano, com protestos contra as políticas do Governo.

Num comunicado enviado à Lusa, o maior sindicato da Polícia de Segurança Pública refere que vai continuar até ao final do ano com vários protestos “contra o atual estado de sítio governamental e contra as políticas isentas de diálogo deste Governo”.

A ASPP avança também que vai pedir uma audição em sede da comissão parlamentar de Orçamento e Finanças no dia 28 de outubro, o dia útil imediatamente após a votação na generalidade do Orçamento do Estado (OE) para 2023.

Este pedido de audição surge após a ASPP ter analisado o OE para 2023 e de o ministro da Administração Interna ter anunciado os aumentos previstos para os polícias para o próximo ano, que rondam os 100 euros para os agentes nas primeiras posições remuneratórios e os 52 euros, idêntico ao dos restantes trabalhadores da função pública, para o restante efetivo.

A ASPP considera estes aumentos para os polícias “manifestamente insuficientes”, tendo em conta que a tabela remuneratória não é alterada já há alguns anos e a perda do poder de compra.

Para este sindicato da PSP, o atual processo de aumentos salariais foi discutido e negociado à margem da ASPP/PSP, tendo sido discutidos com os sindicatos das carreiras gerais e não com as estruturas representativas dos profissionais da polícia.

“A mera comunicação dos aumentos salariais, feita pelo Ministério da Administração Interna, não é nem pode ser considerado um processo de negociação. Importa, isso sim, abrir um verdadeiro processo negocial quanto a carreiras, escalões remuneratórios, compensação do risco e reestruturação dos suplementos que responda aos anseios dos profissionais, que torne a carreira atrativa e melhore as condições de vida de quem garante os níveis de segurança existentes no país”, salienta a ASPP.

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia vai participar, na sexta-feira, na vigília junto à Presidência da República organizada pela estrutura que congrega sindicatos e associações da PSP, GNR, SEF, guardas prisionais, Polícia Marítima e ASAE, e já admitiu organizar uma manifestação nacional em novembro em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+