Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios de 2017. Marcelo manifesta solidariedade às famílias e sobreviventes

15 out, 2022 - 21:30 • Diogo Camilo

Incêndios que se iniciaram já cinco anos, no dia 15 de outubro, fizeram 50 mortes e 70 feridos na região Centro do país.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou este sábado a sua solidariedade às famílias e sobreviventes dos incêndios de 15 de outubro de 2017, que fizeram 50 mortes e 70 feridos na região Centro do país.

"No dia em se completam 5 anos sobre o inícios dos terríveis incêndios na zona centro, que provocaram largas dezenas de mortos e de feridos, bem como grande destruição de bens, o Presidente da República evoca as vítimas e associa-se solidariamente à dor das famílias e dos sobreviventes", refere a nota na página da Presidência da República.

Nesse dia, há 5 anos, estiveram ativos 440 incêndios no país.

Este sábado, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, descreveu os incidentes como uma "ferida aberta" ainda hoje, pela inexistência de um verdadeiro "compromisso político" que repense as florestas.

"Esse dia [15 de outubro de 2017] é uma ferida aberta no nosso país até hoje, porque se depois desses incêndios houve um compromisso político de investir na floresta [...], na verdade muito pouco mudou desde aí", sustentou Catarina Martins num vídeo publicado na rede social Facebook.

Os sapadores florestais a "ser poucos e sem carreiras ou condições de trabalho", não houve investimento nas florestas ou apoios para os produtores do Interior, acrescentou a coordenadora bloquista.

"As alterações climáticas estão aí e cinco ano depois desta tragédia o BE reafirma o seu compromisso no investimento na floresta e no território", completou a dirigente do partido, por exemplo, através da utilização de fundos europeus, em vez de servir "os mesmos latifundiários".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+