Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Educação diz que horários por preencher baixaram para metade

14 out, 2022 - 12:47 • Susana Madureira Martins , Teresa Paula Costa

No Parlamento, João Costa anunciou também a vinculação de técnicos das escolas artísticas.

A+ / A-

O ministro da Educação disse nesta sexta-feira que os horários por preencher nas escolas baixaram para metade face aos dois anos anteriores.

No Parlamento, João Costa reconheceu que ninguém convive bem com a falta de professores. “Um aluno sem professor a uma disciplina é um aluno a mais”, por isso, “importa trabalhar na vigilância das situações de absentismo, no apoio a uma eficaz distribuição de serviço docente pelas escolas, e, sobretudo, resolver o médio e longo prazo”, afirmou o ministro.

João Costa anunciou ainda a vinculação dos técnicos das escolas artísticas.

“Estamos já a preparar a possibilidade de vinculação dos técnicos das áreas artísticas, em particular das duas escolas artísticas que lecionam artes visuais, a António Arroio [em Lisboa] e a Soares dos Reis no Porto”, para “regularizar a situação destes profissionais”, esclareceu o ministro.


No âmbito do acordo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, que prevê “um olhar para o pessoal não-docente das escolas”, o Ministério da Educação está também “a iniciar um trabalho sobre a vinculação e estabilização dos técnicos especializados que estão nas escolas”, adiantou.

No debate que decorreu hoje no Parlamento, o ministro da Educação notou ainda que “tivemos um arranque de ano letivo que começou com tranquilidade, com as escolas a abrirem como planeado, sem sobressaltos, neste que foi um ano de profunda transformação no que toca à preparação do ano letivo e, pela qual ouso dizer, o país quase não deu conta”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    14 out, 2022 Porto 21:26
    Este senhor Ministro não é digno de ocupar o cargo. Deveria demitir-se.

Destaques V+