Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Orçamento do Estado

Magistrados jubilados podem voltar aos tribunais, desde que não ganhem mais

14 out, 2022 - 10:57 • Olímpia Mairos

A possibilidade está contemplada no Estatuto dos Magistrados Judiciais desde 2020, mas tem tido pouca adesão dos juízes.

A+ / A-

Os magistrados já jubilados que pretendam voltar ao serviço nos tribunais podem fazê-lo, mas desde que isso não implique uma despesa extra para o Estado. A medida está prevista no Orçamento do Estado.

O Jornal ECO escreve esta sexta-feira, citando a proposta do OE para o próximo ano, que “mediante autorização expressa dos respetivos conselhos, os magistrados jubilados podem prestar serviço judicial, desde que esse exercício de funções não importe qualquer alteração do regime remuneratório atribuído por força da jubilação”.

A possibilidade está contemplada no Estatuto dos Magistrados Judiciais (EMJ) desde 2020, mas tem tido pouca adesão dos juízes.

Segundo o jornal digital, desde o ano passado até agora, só 26 juízes pediram para continuar ao serviço dos tribunais e apenas para terminar “trabalho pendente” durante alguns meses.

Até 2020, o Estatuto dos Magistrados Judiciais previa que os juízes conselheiros jubilados pudessem continuar a prestar serviço judicial mediante autorização expressa. Com a alteração efetuada em 2020, passou a prever o alargamento desta possibilidade também a juízes de direito e a juízes desembargadores, os da primeira instância e dos tribunais da Relação.

A medida, no entanto, não tem suscitado adesão principalmente pela falta de ince

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+