Tempo
|
A+ / A-

Câmara da Feira atribuiu quase 2 milhões de euros em apoios à natalidade desde março

14 out, 2022 - 14:56 • Lusa

O programa reserva 600 euros para cada criança até três anos residente no concelho.

A+ / A-

A Câmara de Santa Maria da Feira revelou hoje que desde março distribuiu quase dois milhões de euros em apoios à natalidade, graças ao programa que reserva 600 euros para cada criança até 3 anos residente no concelho.

As verbas em causa resultam do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade que essa autarquia do distrito de Aveiro começou a operacionalizar em 2022, com vista a, duas vezes por ano, sempre em março e setembro, apoiar as famílias locais que se candidatem para o efeito e cumpram os devidos requisitos.

Entre o seu arranque efetivo a 18 de março de 2022 e o passado dia 31 de agosto, a câmara recebeu 2.126 candidaturas, sendo que as primeiras foram apoiadas excecionalmente no mês de maio, num montante global na ordem dos 992 mil euros, e as segundas foram contempladas em setembro, absorvendo então um valor total de "cerca de um milhão e 50 mil euros".

Para o presidente da Câmara da Feira, esses valores refletem os níveis de natalidade que o executivo já previa para o território e fazem antecipar "uma ligeiríssima inversão" da tendência que o concelho vinha registando de perda de habitantes.

Emídio Sousa disse à Lusa que esse aumento demográfico se deverá, contudo, mais a uma questão burocrática do que ao nascimento efetivo de mais bebés. "Há muita gente que veio viver para Santa Maria Feira por questões profissionais ou pessoais, mas ainda mantém o seu domicílio fiscal noutro concelho, na casa dos pais ou noutra residência anterior, e agora, para usufruir destas vantagens, vai ter que atualizar a sua morada", explica.

Em todo o caso, o autarca social-democrata acredita que essa retificação de dados permitirá que o território com uma população atual na ordem dos 137 mil habitantes "possa ultrapassar os 140 mil nos próximos tempos".

Emídio Sousa realçou, ainda assim, que "mais importante do que a estatística" é o sentimento de "otimismo" que o programa municipal de apoio à natalidade conseguiu transmitir aos jovens do concelho: "Sabendo que agora contam com esta ajuda da Câmara, eles passaram a ponderar ter filhos e constituir família".

Entre as 31 freguesias do concelho (administrativamente agrupadas em 21 juntas), aquela onde surgiram mais candidaturas foi precisamente a de Santa Maria da Feira, com 287 famílias apoiadas.

Seguiu-se, ainda em posição destacada, São João de Ver, com 219 candidatos, e depois, por ordem crescente entre os 101 e os 187 processos, as localidades de Lobão, Lourosa, Fiães, Mozelos e Argoncilhe.

A maioria das freguesias registou pedidos de apoio por parte de 18 a 72 famílias, e a localidade com menos crianças com idade até aos três anos foi Louredo, onde só se verificaram nove candidaturas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+